Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Deixa eu usar o Windows XP, deixa?

Deixa eu usar o Windows XP, deixa?

16 anos atrás

A frase do título foi de alguém próximo, da minha família. Mas para entender o contexto, melhor contar a história desde o começo.

Há alguns meses, fui incumbido da tarefa de pesquisar, encontrar e comprar um notebook. A primeira coisa que fiz foi perguntar qual seria o uso, necessidade de portabilidade e preferência por marcas, processador, desempenho, etc.

Depois de muita pesquisa, acabei comprando o HP Pavillion TX 1119us e ele surpreende pela quantidade de recursos e ainda se converter em tablet quando necessário.

Depois de 4 meses de comprado, com o Windows Vista Home Premium instalado de fábrica, o dono pediu para o suporte da empresa onde trabalha para instalar o Windows XP. Hoje nos encontramos novamente e eu sugeri instalar de volta o Vista, porque alguns recursos parece não haver drivers para o XP. Diante da possibilidade de ter que usá-lo, eu ouvi a frase "Ah, Ricardo, deixa eu usar o Windows XP, deixa? O Vista é lento demais e está todo mundo na empresa adorando instalar o XP de volta nos notebooks".

Depois dessa, ele perguntou: qual é a vantagem do Vista?

O usuário em questão é engenheiro e trabalha na área de equipamentos de uma grande empresa. Eu sou analista de sistemas e já lí vários artigos e tomos sobre o kernel do Vista. Eu poderia falar durante pelo menos 1 hora, explicando as vantagens de concorrência de threads e gerenciamento de memória ou melhor uso do barramento. Mas, para ele, usuário de Word, Excel, Powerpoint, Outlook, Autocad e o eventual jogo de damas e cartas, não consegui achar um motivo sequer para recomendar.

E mais, esse usuário não se adaptou ao Linux quando o Ubuntu foi instalado no desktop. O OpenOffice não tem integração com os sistemas de BackOffice usados na empresa, soluções que a Microsoft faz tão bem que nem a IBM consegue superar.

E a conversa terminou assim: "Ah, o Vista é ruim e a Microsoft já está fazendo o Seven mesmo. Então eu vou esperar". Então, Microsoft, minha sugestão é a seguinte: "take your time". Use o tempo que for necessário para o Seven, mas faça por merecer e surpreenda.

relacionados


Comentários