Meio Bit » Arquivo » Internet » Análise: Philips VoIP 080 + Skype Brasil 400

Análise: Philips VoIP 080 + Skype Brasil 400

16 anos atrás

Já venho usando o Skype por muito tempo, porém nunca havia experimentado um Skype Phone. Como havia prometido neste post vou relatar as minhas primeiras impressões com o VoIP 080, da Philips + Skype Brasil 400. O telefone está longe de ser um lançamento recente e já há modelos muito mais sofisticados e robustos.

O Philips VoIP 080 é basicamente uma extensão do seu Skype em forma de telefone. Portanto pode fazer os mesmos tipos de ligações que o Skype faz. No meu caso, faço ligações Skype-Skype - sem custo algum - associado a uma assinatura do plano Skype 400 Brasil.

Ao abrir a caixa pequena onde vem o produto, temos: alguns guias rápidos de como usar o Skype fone; o CD de instalação; o próprio telefone com sua base e uma capinha para transporte. É um telefone muito leve (tive a impressão de um telefone de brinquedo) e pequeno, mas não do tamanho de um celular. É posicionado de pé na sua base, que por sinal poderia ser um pouco mais robusta e bem desenhada, o cabo USB atrapalha um pouco na hora de colocá-lo na base.

O telefone tem as 12 teclas alfa-numéricas básicas, um botão para deixar mudo, tecla talk e off, setas direcionais que pode-se ajustar o volume ou para selecionar o contato e o botão "S" que abre o Skype na tela do PC. Há também um led indicativo de que o Skype está em uso. Não há nenhum LCD, o que poderia ser muito útil. Assim toda vez é necessário olhar no computador para conferir o número que está sendo discado ou o contato para quem você quer ligar, por outro lado você consegue um bom controle do Skype através das teclas. Conta ainda com 8 opções de toque para receber ligações, que podem ser configuradas via software.

A conexão com o computador é feita via USB. O cabo é fino e não tão longo, o telefone deve ficar ao lado do computador ou deve-se lançar mão de uma extensão. O cabo fino permite que ele seja facilmente dobrável em volta do telefone para guardá-lo na capinha de viagem que acompanha.

Instalação

A instalação foi muito simples. Instalei o software que comunica o telefone com o Skype e liguei em uma porta USB. Após a instalação estranhamente ele instalou uma versão mais velha do Skype, não reconhecendo que o Skype já estava instalado. Posteriormente atualizei tanto o Skype quanto o driver do telefone, sem complicações.

Como há a necessidade de instalar este programa para que ele funcione, é preciso carregar o cd de instalação o que dificulta um pouco o uso em computadores compartilhados, em que nem sempre é permitido instalar programas.

Qualidade das ligações

A qualidade de som deste telefone parece realmente ser um ponto muito forte. O som não perde em nada para um telefone comum. Da mesma forma, o microfone parece ter boa qualidade.

Infelizmente, nem tudo foi alegria. Nesses primeiros dias de uso algumas poucas vezes ligo para alguém e simplesmente não consigo me comunicar, ora não ouço nada, ora não me escutam. Ainda não consegui identificar o real problema para isso estar acontecendo.

Por outro lado, nas horas em que consigo me comunicar a qualidade da ligação fica muito boa, tanto para mim quanto para o outro lado. A voz atrasa pouca coisa, mas não chega a atrapalhar o andamento da conversa, principalmente quando carrego algum site mais pesado. Talvez a minha banda larga possa ter alguma influência nessa qualidade. Uso o ADSL da Brasil Telecom em uma conexão de 600/150 Kbps, e sem nenhum tipo de QoS no roteador.

Plano do Skype

Como já disse assinei o plano Brasil 400 do Skype. Este plano te oferece 400 minutos por mês para ligações para telefones fixos de todo o Brasil. Além disso, te dão um Voicemail, que funciona como uma secretária eletrônica no Skype, e também um número online. Este número pode ser de qualquer cidade que esteja disponível. Escolhendo a cidade, em seguida você escolhe um número dentre uma lista que mostra os números possíveis.

Os serviços do Skype de forma geral funcionaram bem para mim e, desta vez, não foi diferente. Poucos minutos depois de pagar através do cartão de crédito e os serviços já estavam disponíveis.

Os preços oferecidos pelas assinaturas valeram a pena, principalmente para quem faz muito interurbano. Ainda peguei o valor promocional e optei logo por um que você assina por 3 meses e paga 39,87 reais (R$29.90 + R$9,97 de ICMS que geralmente se esquece de comentar). Existem algumas vantagens em possuir um número Skype como a de não ter assinatura básica, nem adesão, e poder cancelar a qualquer momento.

Pró

Instalação rápida e fácil

Boa qualidade do som

Bom custo x benefício

Contra

PC deve ficar ligado

Requer software específico

Conclusão

O conjunto do Philips VoIP 080 + Brasil 400 do Skype parece ser uma boa opção para se reduz os valores da conta telefônica. Pode ser muito útil pela portabilidade para quem viaja bastante, mas também para quem faz bastante interurbano. Apesar de ter certeza de que o VoIP tem uma boa perspectiva no futuro da telefonia, ainda não me sinto seguro suficiente para abandonar completamente a minha linha tradicional por vários fatores, nem acho que este telefone seja o ideal para quem almeja isso.

De qualquer forma, pelo que havia lido em reviews na internet, não esperava tanto. Superou minhas expectativas.

relacionados


Comentários