Meio Bit » Arquivo » Software » 24.5MB pra um visualizador?

24.5MB pra um visualizador?

16 anos atrás

Ressucitei meu PC, e como precisava copiar uns arquivos do Office do Mac, e não tenho Office no PC nem quero instalar um OpenOffice só pra isso, fui procurar o visualizador do Word 2007.

Eis que inicio o download:

wordviewer

Faz favor, né? 24.5MB por um VIEWER?

Que fim levaram os editores de texto que apenasmente (nas palavras de Odorico Paraguaçu) editam textos? Verificando os formatos do momento, o ODF e o OpenXML, temos especificações com milhares de páginas. Os formatos cobrem tudo, preveem tudo, pensam em tudo. Exceto no pequeno desenvolvedor que fica de fora nessa corrida armamentista entre Microsoft, IBM, Sun e outras grandes.

Sim, Virgínia, sem patrocínio é inviável manter uma equipe com tamanho e expertise para gerenciar sequer a implementação de um desses padrões, que dirá criar as características únicas que diferenciam um produto de seus concorrentes. Veja o tamanho da equipe do Open Office...

Nos bons e velhos tempos tínhamos Wordperfect, MS Word, ChiWriter, Carta Certa, WordStar e mais uma vintena de editores. Todo mundo importava todo mundo (ao menos os melhores). Era viável para uma aplicação rodando de um disquete tratar os formatos da concorrência. Era viável um programador isolado tomar conta de um projeto inteiro.

Hoje em dia nem em sonho. NEM com dedicação integral.

A grande ironia é que o modelo Open Source vai se estabelecer entre os desenvolvedores independentes, não por seus méritos diretos, mas por pura falta de opção. É o único jeito de tocar um projeto, se você não tem uma equipe bem-paga. Colabore ou Morra.

relacionados


Comentários