Carlos Cardoso 15 anos atrás
A idéia da Magenn Power é criar uma espécie de cruza entre um dirigível, um dínamo e uma roda daqueles barcos que viajavam pelo Mississipi.
Mantendo o conjunto flutuando graças a um balão de Hélio (nada de "Oh the Humanity" aqui) a uma altitude de 300 metros, pretendem aproveitar a energia das constantes correntes de vento presentes nessas altitudes. Como isso não é algo que agrade a qualquer um que pilote um avião -pergunte aos alemães enfrentando balões de barragem em Londres, na 2a Guerra- as "usinas" seriam erguidas em locais específicos, liberados pelos órgãos responsáveis e devidamente sinalizados.
A idéia é boa, mas... e quanto aos acidentes? Uma turbina isolada é simples, mas qualquer um que já soltou pipa sabe que coisas no ar presas por cabos não se dão muito bem juntas. Imagine a versão "turbinas flutuantes" de um acidente como o desta turbina eólica terrestre...
Há muita aviação não-controlada, seja ultraleves, seja balões de verdade, seja um padre maluco desafiando Darwin. Essas turbinas são uma excelente idéia, mas acredito que elas sejam um grande chamariz de acidentes.
Fonte: Daily Tech