Meio Bit » Arquivo » Software » Pidgin é dividido. O que isso mostra do open-source?

Pidgin é dividido. O que isso mostra do open-source?

16 anos atrás

Com o lançamento da versão 2.4 do Pidgin os desenvolvedores resolveram tirar a opção de redimensionar a caixa de texto onde se digitam as mensagens. Alguns usuários não gostaram e pediram para voltar o modo anterior ou que esse novo comportamento se tornasse opcional.

Os desenvolvedores do Pidgin não quiseram mudar. Alguns usuários fizeram um fork do código.

Isso mostra que o movimento/pensamento/whatever de código-livre é maduro e imaturo. Ao mesmo tempo!

Veja só, ele é maduro porque assim que os desevolvedores se recusaram a acatar as decisões por motivos pessoais - até um certo ponto aceitáveis - os usuários fizeram um fork e foram trabalhar nele. Muito bom!

É imaturo porque o fork só aconteceu porque os desenvolvedors do Pidgin disseram com todas as letras que eles fazem o software para eles próprios e que se mais gente consegue usar muito legal. E o fork é imaturo porque agora terão duas versões de software basicamente iguais mas que seguirão rumos diferentes. Muito ruim!

É por essas e outras que algumas pessoas não levam a sério uma comunidade dessas, e gerentes de empresas de verdade dão risadas de propostas envolvendo soluções código-aberto como essas. Aonde já se viu não atender um pedido do usuário porque você não quer?

Esse pessoal precisava de algumas aulas de administração. E convívio em sociedade.

Fontes: Slashdot

relacionados


Comentários