Meio Bit » Arquivo » Indústria » "Windows is Collapsing"

"Windows is Collapsing"

16 anos atrás


Foi realizada uma conferência em Las Vegas chamada "Windows is Collapsing" ("O Windows está Desmoronando"), por dois analistas da consultoria de tecnologia Gartner. Segundo Michael Silver e Neil MacDonald, o Windows é um aglomerado de código cada vez mais difícil de manter e a compatibilidade com APIs antigas atravancam o projeto, que está fadado à morte.

16-04-2008 Windowslixeira

Ok, agora...

Por mais que o Bicalho jure de pés-juntos que o Windows Vista emplacou, a coisa não é bem assim. É fato que a aceitação não foi boa, apesar de eu não conhecer a realidade fora das terras tupiniquins. Mas o excessivo requisito de hardware, o atraso de três anos para o lançamento oficial, as sete versões comercializadas, o "só isso?" do AeroGlass, o Windows Seven sendo sutilmente anunciado e, principalmente: a dificuldade da Microsoft em entender a vontade dos clientes nessa última versão, fizeram com que o Windows Vista não fosse um golaço e talvez nunca seja. O Windows XP atende muito bem a maioria dos usuários de hoje, e nele a Microsoft amadureceu bastante. Telas azuis? Acontecem, sim. Mas não como no Windows 98 ou 95... e eu mesmo, usuário Linux convicto, não me incomodo de ter que utilizar o Windows XP (mas prefiro o 2000). Gosto, admito! E essa é a (cruel?) realidade.

Mas, outros quinhentos é dizer que o Windows é um bloatware duas vezes maior do que era em 96, que a Microsoft deveria investir mais em aplicações online (sim, disseram isso) e que o Windows irá ruir. Senhores, senhores, pequena informação: a Microsoft sabe disso! E ainda que ela não fizesse absolutamente nada, o Windows iria demorar uns longos cinco anos, ou mais, até morrer totalmente. No caso, me referi a uma situação insustentável, como inúmeras falhas de segurança sem correção, crackers atacando sem dó e explorando-as, obsolência de hardware e outros fatores. Até lá, usuários comuns continuariam com o Windows em suas versões, a base de usuários Linux não mudaria muita coisa e acredito que só a Apple se regozijaria disso.

Porém, a Microsoft não está parada no tempo. E apesar do Windows Vista (ainda?) não ter emplacado, isso não quer dizer nada (apesar da minha face ter uma risadinha sarcástica sempre que falo disso). O Windows Seven já foi anunciado e a utilização do MiniWin realmente me chamou muita atenção. Apesar de ser apenas um "protótipo", se as coisas continuarem conforme foram ditas, ele poderá bater de frente com o Linux e com o Darwin (tecnologicamente falando) pela primeira vez! Sem falarmos nos outros negócios de Redmond. O Office é o Office, o VisualStudio é uma excelente IDE, o Age of Empires é divertidíssimo, o SuSE então! (hehe), enfim... Nem só de Windows vive a Microsoft, mas de todo nicho na tecnologia que permite ser bem comercializado. É a especialidade da casa.

A crítica vem agora:

Ó pai amado, uma consultoria dando uma bola fora dessas? Por ser uma consultoria, eles deveriam saber, melhor que todo mundo, o que muitos fanboys de empresas parecem ignorar solenemente: na informática tecnologia não existe verdade absoluta. As coisas HOJE podem estar bem para determinada empresa, mas amanhã pode ser catastrófico. E vice-versa! Porém, não existe "está com os dias contados" antes da chegada dos 45 minutos do segundo tempo (como é o caso da SCO). Antes disso, qualquer "está ruindo", "está falindo", "está desesperada" e afins é cartomancia, para não dizer falácia, e esse é o caso da AMD (ainda tem volta!).

Existem situações, circunstâncias! A IBM era sinônimo de tecnologia em microcomputadores e o que é hoje? A Intel liderou o mercado de processadores x86, lançou revoluções e o que fez na arquitetura NetBurst? E o Itanium com seus 64 bits? E as renascenças triunfais, como a da Apple com a volta de Steve Jobs em 97 e o posterior lançamento do iMac G3, ou da SGI que quase pediu concordata, mudou seu foco saindo das workstations gráficas e hoje é referência em supercomputadores?

Uma citação tendenciosa como essa, no alvo de uma conferência, é digna de jovem com 15 anos de idade e CD do Ubuntu (ou Debian) na mochila, ou então, de algum dono de Apple TV... erros assim não podem ser cometidos por uma consultoria. E que os clientes da Gartner não leiam o meu artigo... 😉

Por: Terra Tecnologia
Agradecimento: Wallacy pela foto (adorei) e companhia durante a escrita.

relacionados


Comentários