Meio Bit » Arquivo » Internet » Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

16 anos atrás

Organizar o fluxo de dados de uma publicação é algo muito chato, e que é problema em TODOS os projetos que tentam fugir da estrutura tradicional de redação. Aqui no MeioBit mesmo já prevemos uma série de disputas no Thunderdome, quando a Apple convidar para lançamento do MacBook Air no Brasil, dando um para cada jornalista ou blogueiro presente no evento.

(fiquem calmos, ninguém vai cortar a cabeça da Fabiane, que é a menorzinha e não sabe pilotar motos pós-apocalipticas. A Apple NUNCA dá nada pra ninguém, o parágrafo anterior é só uma alegoria)

Felizmente assim como o Negroponte, alguém mais acha que os computadores vão salvar o mundo, ou pelo menos a estrutura editorial das publicações eletrônicas. É o projeto Public Knowledge, que desenvolveu o Open Journal, um software que permite administrar o fluxo de matérias e autores de uma revista, e até mesmo publicar em formato eletrônico.

Calma, o programa é bom mas não faz milagre.

Claro que não é uma ferramenta para substituir o WordPress ou mesmo o Drupal, mas sim uma ferramenta para centralizar a produção de textos, a organização de seções, acompanhar as entregas, gerenciar as pautas e, afinal, cuidar da consistência da publicação como um todo.

O melhor de tudo: O sistema foi todo traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Para dar uma olhada na versão funcionando, em português, visite este link e entre com usuário admin, senha testdrive.

Fonte: Ele, sim ele, o Leo Baiano.

relacionados


Comentários