Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Júlio Verne - volta ao mundo em 90 minutos

Júlio Verne - volta ao mundo em 90 minutos

15 anos atrás

Imagine uma nave do tamanho de um daqueles ônibus de dois andares ingleses. Lance no topo de um foguete, acelere até uns 27.000 Km/h, mande ela navegar sozinha até uma estação espacial e acoplar-se, com uma precisão de 2Cm.

Foi o que a Agência Espacial Européia conseguiu. O projeto ATV - Autonomous Transport Vehicle, que custará no total US$2 bilhões e produzirá 5 naves completou todos os testes e fez seu primeiro vôo completo, levando 5 toneladas de carga para a Estação Espacial Internacional.

Com isso a Europa se torna o terceiro país grupo conglomerado Programa Espacial a dispor de capacidade de transporte de carga para a Estação Espacial.

Os veículos da classe ATV são inclusive modulares. Pode-se acoplar um no outro, e montar uma mini-estação espacial temporária.

Lançado dia 9 de Março, da base francesa da Guiana, o Júlio Verne ficou quase um mês em órbita, sendo submetido a uma bateria de testes, antes de ser autorizado a acoplar com a Estação. A navegação da nave é feita via GPS, com auxílio de lasers para manobras de proximidade.

Com a aposentadoria da frota de Space Shuttles prevista para 2010, os ATVs europeus serão a única nave capaz de levar grande quantidade de carga para a Estação, enquanto os Progress russos levarão astronautas e cosmonautas.



vídeo do acoplamento

O nome da nave, claro, foi uma homenagem, muito bem merecida ao escritor de Ficção Científica francês que antecipou boa parte do século XX em livros como 20.000 Léguas Submarinas. Entre a carga levada na primeira missão está uma das primeiras edições ilustradas de Da Terra à Lua.

Fonte: Houston Chronicle

relacionados


Comentários