Meio Bit » Arquivo » Hardware » Ressshena - baffôometro portátchil NewGen Medicallssss

Ressshena - baffôometro portátchil NewGen Medicallssss

16 anos atrás

As coisas que eu não faço por vocês. Eu sou um herói, inclusive das malas que acham um absurdo um BLOG ser escrito na primeira pessoa. Mesmo assim eu me sacrifico, eu me dedico, e me entrego para conseguir boas matérias para o MeioBit!

Um exemplo é o teste que fiz com o bafômetro pessoal portátil, vendido pela DealExtreme. Ao invés de ficar em casa, rezando, como faço durante a semana, juntei iPod, filmes, músicas e um exemplar do bafômetro em questão, modelo NC-3048, e fui para o Crepe & Cevada, bar aqui atrás de casa. Tudo pela causa.


Aproveitei que hoje é Terça em Dobro, quando vários bares do Rio vendem dois chopps pelo preço de um, e me preparei para nosso experimento científico.

O aparelho é muito leve, utiliza duas pilhas AAA (não-incluídas) e só tem um botão. vem calibrado para o nível BAC (blood-alcohol content) de 0,05%, ou 0,5g por litro de sangue. Outros modelos traziam uma graduação de 0,08%, mas começou a pegar mal, 0,08 para a maioria dos cidadãos já é mais pra lá do que pra cá.

Iniciei o teste calibrando o zero. Não tinha bebido nada o dia inteiro. Utilizar o bafômetro é muito simples. Aperta-se o único botão do aparelho, espera-se esquentar, sopra-se na parte superior do bicho, durante alguns segundos e pronto, ele te dá o percentual de álcool no sangue.

Depois de alguns Chopps, cheguei a 0,03%. Pode parecer pouco, e é, se você for um boêmio profissional. Mesmo assim é 50% do máximo permitido pela legislação brasileira, que é de 0,06%.

Segundo a Wikipédia, esse nível de álcool já começaria a garantir leve euforia, senso de bem-estar, alegria e desinibição. Como eu estava sozinho vendo vídeos, não consegui auferir esses dados, mas vamos adiante com o teste.

Entre 0,02 e 0,05 o aparelho emite bipes e acende uma mensagem de "warning", avisando que você já está no limite legal.

Vários chopps depois, mais ou menos uns oito ou nove, verifiquei de novo.

Notem a indicação de DANGER! Ele pisca e apita durante um bom tempo, indicando que você está além do limite legal para a maioria dos países. Na Argentina por exemplo o máximo é 0,05%, como na França, Alemanha, Finlândia, etc. Já no Japão é 0,015%, ou seja: Se viajar para o Japão, não alugue um carro. Os Suecos, que nem eram tão caretas, limitam o consumo de álcool a 0,02%, já os britânicos quebram o galho e ficam com 0,08%, assim como o Uruguay. Pilotos de avião nos EUA podem voar com 0,04%, desde que respeitem a regra de não beber antes de 8 horas da viagem. Ihc!

O aparelho pode ser encontrado no site Deal Extreme, e custa por volta de US$8,00. Eles estavam com frete grátis para o Brasil, hoje não sei. O valor é pequeno o bastante para não ser tarifado, e em festas eu imagino que esse brinquedo fará muito sucesso, mas pelos motivos errados 🙂

Alguém disposto a tentar fundo de escala no bichinho?

relacionados


Comentários