Meio Bit » Arquivo » Internet » Google lança killer Wiki

Google lança killer Wiki

16 anos atrás

Quando comentaram aqui no Meio Bit que a Google ia lançar uma plataforma Wiki, eu já estava testando algumas soluções pagas para adotar na empresa onde trabalho. Existem diversas boas opções como o Socialtext e o Clearspace, mas naquele momento pensei: “Para que vamos gastar dinheiro contratando tais serviços se o Google logo vai lançar um que certamente será tão bom quanto (ou até melhor que) eles?”

Pois não demorou muito e a empresa cumpriu sua promessa: utilizamos o excelente Google Apps e devido a isso recebemos um email falando que acabavam de disponibilizar o excelente Google Sites.

Você deve estar pensando que eu estou atrasado e que a Google já dispõe do Google Pages há muito tempo. Mas são serviços diferentes. Para começar, a novidade só está disponível para utilizadores do Google Apps. Além disso, a nova plataforma conta com recursos que a transformam em uma das melhores opções de Wiki disponíveis no mercado.

Vamos a eles.

Ao criar um novo site você escolhe se todos os usuários do seu domínio poderão utilizá-lo (ideal para wikis corporativas) ou se apenas pessoas que você especificar terão esse direito. Outra opção que se tem é tornar aquela wiki pública ou privada.

Um “google site” conta com todas as funcionalidades que as boas plataformas wiki voltadas para empresas apresentam: temas, controle de versões, comentários, inserção de anexos, busca integrada e a possibilidade de subscrever-se em atualizações de páginas específicas ou do site como um tudo.

Como se já não bastasse tudo isso, ele vai além! Traz tipos de páginas que podem ser criadas, o que faz com que qualquer um (sim, até mesmo as salsinhas organizacionais) crie uma “intranet” completa! Os tipos de páginas são:

  • Web Page: página “simples” em que podem ser inseridos vários gadgets;

  • Dashboard: já vem pré-formatada para inserção de gadgets. Ideal para página inicial de um projeto;

  • Announcement: o nome diz tudo;

  • File Cabinet: Quer colocar todas as fotos da festa da empresa em um lugar onde todos possam acessar;

  • List: Esse é demais. Já vem com modelos de tabelas prontas. Pode-se fazer Controle de Bugs, Plano de Ação, Gestão de Projetos...

Gostou? Pois é, eu também! Para melhorar (mais?) ainda não há nenhum anúncio publicitário nos sites e não falaram nada sobre limitações de quantidade de usuários (usamos a versão free do Google Apps).

Só senti falta de um perfil para cada um dos usuários do site criado, afinal, todos sabem que o Orkut é indispensável quando o assunto é produtividade.

Quer testar? Se você não tem uma conta do Google Apps, meus sinceros pêsames. Se possui, basta apontar seu navegador para: . Sinceramente, não sei se foi lançado para todos, mas não custa tentar...

relacionados


Comentários