Meio Bit » Arquivo » Hardware » Crossbar — Tecnologia revolucionária de memória da semana

Crossbar — Tecnologia revolucionária de memória da semana

Crossbar, basicamente uma startup, afirma que vai chacoalhar o mercado multibilionário de memória flash com a tecnologia RRAM, que em teoria permite armazenar um terabyte (1 TB) num único chip.

11 anos atrás

rubenusb

Antigamente as revistas de eletrônica (sim, existiam) adoravam publicar matérias sobre tecnologias que mudariam o mundo, como a Bubble Memory da IBM. Isso serviu de rito de passagem para muita gente, quando percebemos que a maioria dos projetos nunca saía da fase de laboratório.

Hoje temos os mesmos projetos curiosos, mais uma Internet que vende, no melhor estilo Fantástico, a idéia de que qualquer pesquisa está a 15 dias de chegar na Fast Shop. A RRAM, RAM Resistiva está no meio do caminho pra isso.

Funcionando de forma diferente da memória capacitiva (explicação detalhada na Wiki) a RRAM é, em teoria, excelente substituta pra memória flash em pendrives, smartphones e SSDs. Só que como sempre há uma penca de problemas técnicos no caminho.

Agora a Crossbar diz ter resolvido esses problemas, e anuncia um chip com área bem menor que os convencionais, 20x mais rápida na escrita, 20x mais econômica em termos de consumo energético e com 10x a durabilidade dos chips NAND Flash normais.

São valores ousados, claro, e provavelmente exagerados, mas o calcanhar de Aquiles da tecnologia, e que me faz acreditar nos valores acima, é que embora a velocidade de gravação seja de 140 MB/s, a de leitura se limita a 17 MB/s. A latência (au au) é de 30 ns.

Sabem o que isso significa? BACKUP! Com a performance acima, e capacidade de enfiar 1 TB em um único chip, você pode levar toda sua vida digital em um chaveiro.

Dizem eles que os US$ 25 milhões de investimento que captaram foram bem usados, e conseguiram produzir chips RRAM em uma fábrica tradicional de semicondutores. Agora vão otimizar o design e tentar abocanhar parte desse mercado de US$ 60 bilhões.

Fonte: VB.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários