Meio Bit » Arquivo » Indústria » iPhone "popular" revelado em relatório sobre trabalho (semi-escravo) na China

iPhone "popular" revelado em relatório sobre trabalho (semi-escravo) na China

Parece que a Pegatron está fabricando o tão comentado iPhone barato que deve ser lançado no final desse ano. No relatório que descreve a fábrica é mencionado que a mesma produz “o iPhone 4, o iPhone 4S, o iPhone 5, e um iPhone barato de plástico”.

11 anos atrás

iPhone China

Crédito da imagem: AP.

O foco dessa notícia deveria ser o iPhone popular, que aparentemente é uma realidade, mas é impossível deixar de ver o outro lado, ou como essa notícia veio à tona.

Hoje foi lançado o relatório do China Labor Watch, que analisa as condições de trabalho naquele país. Esse relatório acusa o grupo Pegatron, um dos principais fornecedores da Apple, de abusos em suas fábricas.

Esse relatório, elaborado entre março e julho desse ano, lista pelo menos 86 violações de direitos trabalhistas, incluindo horas extras obrigatórias, pagamentos atrasados, além de problemas de segurança do trabalho.

Algumas das constatações do relatório beiram o bizarro do ponto de vista ocidental:

Os trabalhadores montam iPhones por um salário de 1,50 dólares por hora, 60 horas por semana. A equipe que elaborou o relatório infiltrou trabalhadores na Pegatron por duas a seis semanas para ver de perto o que acontece.

Para começar, eles encontraram um pôster descrevendo regras para ser contratado:

O trabalhador tem que ter mais de 1,50 m, não estar grávida, não ter mais de 35 anos, nem tatuagens, nem ter origem em Hui, Tibete ou grupos étnicos de Uighur. Algumas unidades da Pegatron obrigam os trabalhadores a tirar a roupa em público para conferir se não têm mesmo tatuagens. Cortes de cabelo devem ser tradicionais, com cores idem.

A Apple nega, alegando ter feito inspeções à fábrica desde 2007, incluindo algumas nos últimos 18 meses (TODOS RI).

O efeito colateral desse relatório foi a descoberta, pelos trabalhadores infiltrados, de detalhes sobre futuros lançamentos da Apple. Parece que a Pegatron está fabricando o tão comentado iPhone barato que deve ser lançado no final desse ano. No relatório que descreve a fábrica é mencionado que a mesma produz "o iPhone 4, o iPhone 4s, o iPhone 5, e um iPhone barato de plástico".

Um dos trabalhadores infiltrados escreveu no relatório:

O trabalho de hoje foi colar filme protetor na traseira plástica do iPhone para evitar arranhões na linha de montagem. Esse modelo com capa plástica será lançado logo pela Apple no mercado.

O relatório vai mais além nos detalhes, segundo ele, nesse momento, em Xangai, China, trabalhadores da Pegatron estão trabalhando longas horas-extras para produzir a versão barata do iPhone.

Não esqueça de agradecer nossos amigos chineses, eles sabem como seu celular é importante.

Fontes: Business Insider, The Verge

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários