Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Alibaba lança set-top box e sistema para Smart TVs

Alibaba lança set-top box e sistema para Smart TVs

Gigante do e-commerce chinês anuncia sistema operacional para Smart TVs e set-top box próprio, de modo a criar ecossistema com a TV como centro para consumo de mídia e compras online

11 anos atrás

Wasu Rainbow

Depois da tentativa fracassada da Microsoft introduzir uma versão do Windows XP que prometia transformar o PC num Media Center, as empresas perceberam que talvez um aparelho dedicado que se comunicasse com o PC e tivesse uma interface mais amigável seria uma opção melhor, daí surgiram os set-top boxes. A Apple TV, apesar de nunca ter sido um sucesso estrondoso rende bons trocados à Cupertino, e o Boxee, que de aplicação virou um aparelho dedicado barato e eficaz que chamou a atenção da Samsung, que comprou a empresa e sabe-se lá o que vai fazer com ela. Mas esperta mesmo foi a Microsoft, que lançou um set-top box disfarçado de videogame, o Xbox 360 (e querendo ou não, Sony e Nintendo foram na mesma direção), o que ficou bem evidente quando ela anunciou o Xbox One: games são um dos features, não o principal.

Agora a gigante do e-shopping chinês Alibaba também quer uma fatia desse bolo. Ela anunciou hoje que está desenvolvendo em parceria com empresas como Cisco e fabricantes locais um sistema operacional voltado para Smart TVs, além de um set-top box próprio.

A ideia da empresa é criar um ecossistema tendo a TV como centro, permitindo aos chineses consumir conteúdo digital, compartilhá-lo através de dispositivos móveis e até mesmo fazer compras e pagar contas. A princípio a ideia é permitir que os usuários façam seus pedidos e paguem as contas através dos serviços próprios da Alibaba, respectivamente Juhuasuan e Alipay.

A Wasu Media é a empresa local escolhida para produzir o set-top box, chamado de Wasu Rainbow (qualquer semelhança é mera coincidência... ou não). Ela é uma das primeiras empresas a receber uma licença de Internet TV do governo chinês e alega possuir uma base instalada de 8 milhões de usuários. De acordo com a companhia, mais de 23 milhões de dispositivos já foram produzidos, e a expectativa é lançá-lo nos próximos meses, mas infelizmente ela não informou o preço. E diferente do que foi divulgado, o sistema da Alibaba e Wasu não é baseado em Android.

Wasu Rainbow vêm em diversos sabores

Em se tratando de China, não vai demorar muito para esse aparelhinho dar as caras por aqui, restando saber se o preço vai compensar: a Apple TV custa 400 reais; outros set-top boxes não diferem muito desse valor com exceção do Boxee Box, que por causa do custo Brasil chegou custando 900 reais (lá fora ele sai por 200 dólares, o dobro da Apple TV, então a conta não está tão torta assim).

Fonte: ZD.net.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários