Meio Bit » Arquivo » Indústria » Riken anuncia a criação com sucesso de nanofios com isolante

Riken anuncia a criação com sucesso de nanofios com isolante

16 anos atrás

Vejam o que o Instituto de Pesquisa Física e Química do Japão conseguiram: alinhar cristais de tal forma que a parte interna da molécula é condutora e em volta dela, isolante. Resultado? Um nanofio encapado, que poderá ser usado em aplicações como armazenamento em 3 dimensões.

O grande problema até hoje não era criar os nanofios, mas criá-los com isolamento, para que possam ter uso prático, sem entrar em curto. Eles conseguem inclusive controlar a forma e direção em que as moleculas do cristal se arranjam.

Segundo os pesquisadores do instituto, um equipamento usando esses componentes orgânicos, seria capaz de guardar aproximadamente 95 petabytes por centímetro cúbico. E é claro que uma tecnologia dessa poderia ser usada para conduzir energia entre componentes cada vez menores.

Conversando com um colega, tentamos imaginar uso prático dessa tecnologia hoje. Não conseguimos encontrar um e ainda levantamos outros problemas, como barramento para o tráfego desses dados todos, que ainda não existe. Realmente, é uma tecnologia para o futuro. O mais interessante é que nos filmes de ficção, usamos cristais para aramazenar dados.

Fonte: [RIKEN] via [PinkTentacle]

relacionados


Comentários