Matheus Gonçalves 10 anos atrás
No verão de 1994, enquanto o Brasil vencia sua quarta Copa do Mundo de Futebol, o engenheiro Lou Montulli trabalhava em uma, até então, desconhecida empresa chamada Netscape Communications Corporation (hoje, da AOL). Lá ele desenvolvia web browsers e servidores, e era responsável por um projeto chamado Fishcam, com uma câmera apontada para o aquário do escritório, transmitindo suas imagens em tempo real, e que serviu de veículo para testes de várias versões do navegador. E esta webcam está no ar desde então, com apenas uma interrupção, que demorou menos de um ano.
O aquário original do Netscape tinha capacidade de pouco mais de 151 litros, com peixes de água salgada. Em 1995 ele foi substituído por outro tanque de 340 litros, dando lugar a um de 1.325 litros no ano seguinte. Este último chegou a ser movido várias vezes, mas permaneceu soberano no escritório do Netscape até 2008, quando a companhia desligou a câmera.
Para não deixar que a transmissão fosse extinta, Lou Montulli conseguiu autorização para reconstruir a Fishcam, e desde 2009 aponta para um aquário de 2.271 litros, também com água e peixes marinhos, mas agora na empresa Zetta, mantendo o legado vivo.
E a tecnologia por trás disso era meio bizarra, mas o que havia à mão na época: Uma SGI Indycam, conectada a uma estação SGI Indy, de 1994. O aparato original produzia imagens de 640x480 pixels e demorava aproximadamente 20 segundos para que a CPU processasse a captura, inserisse os textos e publicasse na página. Da foto à exibição final, o processo demorava quase um minuto.
A Fishcam atual pode tirar fotos de 2560x1440 pixels, e realiza todo processo em menos de um segundo. Montulli limitou a publicação em 1024x768 para economia de banda. A nova câmera é uma NetCam SC5IR da StarDot, que realiza muito bem a tarefa. De qualquer forma, ainda estamos falando de publicação de imagens bitmap JPG, não de um streaming de vídeo, como já nos acostumamos a ver.
Existe até uma extensão para o Firefox que adiciona um easter egg baseado na Fishcam. Se você quiser se aventurar nessa maluquice, basta seguir este link.
Ah, claro, o site para as relaxantes e lentas imagens deste aquário cheio de história é o www.fishcam.com. E os horários de alimentação dos simpáticos habitantes está nesta página.
Fonte: Fishcam.