Meio Bit » Arquivo » Internet » Transmissão ao vivo de um aquário do Netscape está no ar há 19 anos

Transmissão ao vivo de um aquário do Netscape está no ar há 19 anos

Câmera exibe imagens em tempo real de um aquário há praticamente 19 anos.

11 anos atrás

findingnemo71

No verão de 1994, enquanto o Brasil vencia sua quarta Copa do Mundo de Futebol, o engenheiro Lou Montulli trabalhava em uma, até então, desconhecida empresa chamada Netscape Communications Corporation (hoje, da AOL). Lá ele desenvolvia web browsers e servidores, e era responsável por um projeto chamado Fishcam, com uma câmera apontada para o aquário do escritório, transmitindo suas imagens em tempo real, e que serviu de veículo para testes de várias versões do navegador. E esta webcam está no ar desde então, com apenas uma interrupção, que demorou menos de um ano.

O aquário original do Netscape tinha capacidade de pouco mais de 151 litros, com peixes de água salgada. Em 1995 ele foi substituído por outro tanque de 340 litros, dando lugar a um de 1.325 litros no ano seguinte. Este último chegou a ser movido várias vezes, mas permaneceu soberano no escritório do Netscape até 2008, quando a companhia desligou a câmera.

Para não deixar que a transmissão fosse extinta, Lou Montulli conseguiu autorização para reconstruir a Fishcam, e desde 2009 aponta para um aquário de 2.271 litros, também com água e peixes marinhos, mas agora na empresa Zetta, mantendo o legado vivo.

Opa, vejo alguém almoçando. Aposto que é comida japonesa. E a Dory!

Opa, vejo alguém almoçando. Aposto que é comida japonesa. E a Dory!

E a tecnologia por trás disso era meio bizarra, mas o que havia à mão na época: Uma SGI Indycam, conectada a uma estação SGI Indy, de 1994. O aparato original produzia imagens de 640x480 pixels e demorava aproximadamente 20 segundos para que a CPU processasse a captura, inserisse os textos e publicasse na página. Da foto à exibição final, o processo demorava quase um minuto.

IMG_1013

A Fishcam atual pode tirar fotos de 2560x1440 pixels, e realiza todo processo em menos de um segundo. Montulli limitou a publicação em 1024x768 para economia de banda. A nova câmera é uma NetCam SC5IR da StarDot, que realiza muito bem a tarefa. De qualquer forma, ainda estamos falando de publicação de imagens bitmap JPG, não de um streaming de vídeo, como já nos acostumamos a ver.

Existe até uma extensão para o Firefox que adiciona um easter egg baseado na Fishcam. Se você quiser se aventurar nessa maluquice, basta seguir este link.

Ah, claro, o site para as relaxantes e lentas imagens deste aquário cheio de história é o www.fishcam.com. E os horários de alimentação dos simpáticos habitantes está nesta página.

Fonte: Fishcam.

relacionados


Comentários