Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Squito - uma câmera esférica

Squito - uma câmera esférica

Conheça a Squito, uma bola de plástico que contém várias câmeras espalhadas por sua superfície para capturar fotos e vídeos panorâmicos de forma automática.

11 anos atrás

Squito

E parece que a coisa não vai parar nunca. Esse maravilhoso mundo da tecnologia nos apresenta coisas incríveis (as vezes bizarras) e que vão elevando cada vez mais o patamar de coisas que me surpreendem. Acho que muitos já viram na internet a brincadeira de jogar a câmera para cima com o modo contínuo travado. Desse jeito temos diversas fotos que são capturadas durante o trajeto da câmera. O problema é que essas fotos não possuem foco, muitas ficam tremidas e a probabilidade de você deixar a sua câmera cair é muito grande.

Porém, se você quer fazer esse tipo de brincadeira, mas nunca teve coragem, então os seus problemas acabaram. O artista e inventor americano Steve Hollinger teve uma ideia genial. Ele inventou o Squito, uma bola de plástico que contém várias câmeras espalhadas por sua superfície. O objetivo do pequeno equipamento é fazer fotos e vídeos panorâmicos de forma automática. Ao jogar a bola para cima ela executa várias fotos e depois o software interno do equipamento junta todas essas imagens em um único quadro panorâmico. Depois você pode transferir a imagem via Wi-fi para um dispositivo móvel ou computador. Tudo muito simples e fácil. Segundo o vídeo de apresentação o brinquedo também possui visão Infravermelha e imagem térmica, podendo gravar e fotografar a noite, com fumaça, neblina ou, quem sabe, até no fim do mundo com essas especificações. Recursos interessantes, mas ninguém sabe se realmente vão funcionar.

Depois de patentear a sua invenção, Steve passou o projeto para a empresa Serveball para produzir este primeiro protótipo que foi mostrado para o mundo. O conceito é interessante, mas o próprio site da empresa parece não saber muito bem para o que vai servir o equipamento. A indicação do texto de apresentação é que existem diversos usos potenciais para a câmera bola, como recreação e usos profissionais que podem ser esportes de ação, arquitetura, mapeamento cartográfico e ,também, fotográfica e filmagem.

Vejam abaixo o vídeo de demonstração.

relacionados


Comentários