Redação 15 anos atrás
Lembram de todo aquele discurso do Nicholas Negroponte, morte à Microsoft, viva o Linux, bla bla bla, que o Laptop de $100 $184 iria criar toda uma geração livre dos monopólios do mercado? Lembram quando ele exigiu que a Intel parasse de vender o Classmate para não afetar as vendas do OLPC, e mais tarde exigiu que a Intel, como membro do quadro do OLPC não fizesse negócios com empresas que produzissem concorrentes ao OLPC (Asus inclusive)?
Pois bem... agora o Negroponte diz:
Estamos trabalhando com eles [Microsoft] para fazer um sistema de dual-boot que como em um Apple, você possa bootar qualquer um dos dois. A versão do Windows que já está rodando no XO é muito rápida, é muito boa"
Isso mesmo. Parece que Negroponte mudou de idéia, para desespero da pinguinzada. "A falta de Windows nessa máquina está me matando", disse ele, segundo o Fake Steve Jobs. que também cita Walter Bender, CEO do OLPC que diz "Se nós entregarmos essas máquinas com Windows instalado, eu me demito".
O OLPC terá mais chance de sucesso por ter Windows?
Acredito que não. Ele continua chato feio bobo e desinteressante para as crianças realmente espertas, não vai ser um XP que vai mudar isso. O hardware, que já é limitado, dificilmente rodará com tanta facilidade quanto rodaria o Linux nativo. No final será um elefante branco, com a vantagem que agora quando não der certo, os Opentards poderão culpar a Microsoft.
O grande erro, reconhecido por Negroponte ao dizer "Sei vender idéias, não laptops" é que não adianta tentar empurrar algo novo (como um OLPC rodando Linux) para um mercado acostumado com Windows. Você só consegue isso criando um senso de deslumbramento, vendendo a idéia de que está oferecendo algo tão maravilhosamente diferente que pouco importa o que tem dentro. O consumidor quer.
Só que isso, que o Steve Jobs sabe fazer com maestria, nem o Gates consegue, que dirá o Negroponte.
Fonte: Yahoo