j. noronha 10 anos atrás
Crédito da imagem: reprodução.
Com o crescimento do Android mundo afora, em grande parte capitaneado pela Samsung, e a constante perda de terreno do iPhone, é cada vez mais comum ver tentativas de defesa do iOS, muitas delas enfatizando a vantagem de um sistema proprietário, que em tese seria mais seguro. Até o vice-presidente de marketing da Apple, Philip Schiller, demonstrou o quanto entende do assunto ao dar mostras de que o lançamento do Galaxy S4 preocupava mais do que gostariam - ou deveriam - demonstrar, ao advertir sobre as questões de segurança do Android no Twitter.
Uns afirmam que o iOS é mais seguro por ser totalmente controlado pela Apple, e que o Android seria mais vulnerável por ter o código-fonte aberto. Outros afirmam exatamente o contrário, que por ser esmiuçado mundo afora, o Android seria mais seguro.
Como a briga entre Android e Macfags não serve de parâmetro, uma comparação entre Android e iOS no quesito segurança, feita pela CVE Details, mostra quem está com a razão.
O resultado é que, mesmo com todo o controle sobre a App Store e o sistema fechado, o iOS apresenta quase 9 vezes mais vulnerabilidades do que o Android. O que não é exatamente uma surpresa, já que era possível fazer jailbreak de versões anteriores do sistema online, apenas visitando um site (JailbreakMe, lembram?).
Total de vulnerabilidades do iOS: 238
Total de vulnerabilidades do Android: 27
A comparação foi feita utilizando dados de vulnerabilidades encontradas entre 2007 e 2013.
Fonte: The Verge