Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nokia Lumia 1020 - Primeiras imagens e composição da lente

Nokia Lumia 1020 - Primeiras imagens e composição da lente

Uma imagem que vale mais ou menos 41 milhões de pixels: como está a qualidade das fotos tiradas com o Lumia 1020 na resolução máxima?

11 anos atrás

Todo mundo falando do novo lançamento da Nokia, o Lumia 1020, e seus 41 megapixels de resolução máxima. Então eu decidi colocar meu dedo na conversa também, pois a Nokia anunciou as primeiras imagens oficiais feitas com resolução máxima. Assim como toda imagem divulgada oficialmente por um fabricante de câmeras, temos que ter a noção de que se trata de um produto publicitário, feito para deixar todo mundo com a melhor impressão possível.

Analisando as poucas fotos podemos notar que a câmera merece respeito, podendo reproduzir com fidelidade imagens em diferentes condições de iluminação. Em uma das imagens podemos notar até um bom controle de profundidade de campo e outra onde uma cena noturna é fotografada de maneira competente. Agora temos que aguardar imagens feitas em condições normais, no mundo real, para termos uma melhor possibilidade de análise das imagens produzidas pelo equipamento.

nokia-lumia-1020

nokia-lumia-1020_2

Interessante saber também que a lente que está no pequeno aparelho é feita pela Zeiss com abertura constante de f/2,2; estabilização de imagem e zoom HR (high-resolution). Em vez de trabalhar com um zoom digital e interpolação de imagem como a maioria das câmeras que não possuem o zoom ótico, o Nokia Lumia 1020 vai apenas utilizar partes menores do sensor para simular o efeito de aproximação. Embora a resolução sofra uma queda, a imagem vai continuar sendo formada por pixels inteiros, o que se mostra um conceito possível por conta da gigantesca quantidade de pixels no sensor. Falando em sensor, descobrimos também que ele é cerca de 30% menor do que o sensor encontrado no Lumia 808.

Então como é possível a mágica da qualidade de imagem? Simples, agora o sensor usa a tecnologia do CMOS retro-iluminado que, segundo a fabricante finlandesa, garante a qualidade de imagem de um sensor CCD sem o consumo de energia elevado e com o preço mais camarada. Agora, um fato revelado pelo Engadget, é que a lente é composta por seis elementos, sendo que cinco elementos são de plástico e apenas um de vidro. Claro que é uma lente minúscula, mas se com cinco elementos de plástico já temos a qualidade mostrada, se fossem todos de vidro a coisa seria bem melhor, e mais cara também.

Finalizando, já existem acessórios bem interessantes para o novo equipamento que, ao contrário do que deveria, está causando mais interesse no mundo da fotografia do que no mundo mobile. Afinal, aquele futuro que eu disse que estava muito longe (o dos celulares com qualidade fotográfica aceitável), parece que está chegando cada vez mais rápido. Um dos acessórios que já temos imagens, e com várias cores, é um grip que confere ao seu celular a ergonomia de uma câmera fotográfica compacta. Muito bacana.

grip_nokia_1020

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários