Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Há quem diga hoje que os smartphones e tablets são os videogames portáteis do futuro. Muita gente abriu mão não só de computadores em prol de tablets para trabalho e lazer, mas também aposentou seus consoles e só joga nas plataformas mobile. Claro, os gráficos não se comparam, mas para o presidente da Electronic Arts Frank Gibeau, essa realidade não vai durar para sempre.
"Num futuro próximo, a próxima leva de smartphones e tablets estará muito próxima do PS3 e do Xbox 360 em termos de capacidade gráfica", disse o executivo, que acrescentou dizendo que algumas das engines criadas especificamente para consoles agora poderão, com adaptações, rodar no futuro games nas plataformas móveis.
Gibeau sabe, entretanto, que as adaptações não se restringem apenas à engine. "Nós teríamos que refazer o game. Você não pode simplesmente portar o game e inserir um direcional flutuante. Não funciona assim. Você tem que repensar tudo, interface de toque, voz, câmera. Nossas equipes estão se divertindo com isso, reimaginando uma experiência em um tablet usando os mesmos gráficos e recursos, mas mexendo completamente na receita".
Não que isso signifique que logo veremos Battlefield 4 ou Mirror's Edge 2 para iOS ou Android, assim como outros games da engine Frostbite 3. Mas talvez os games da 2, como Battlefield 3 ou Need for Speed: The Run possam ser portados em breve, assim que a EA encontrar a melhor maneira de adaptar um game de console para o mundo mobile sem sacrificar a jogabilidade.
Fonte: IGN.