Matheus Gonçalves 10 anos atrás
Se você usa o chat do Facebook no Android ou no iOS, você provavelmente já conhece os Stickers, que foram lançados há alguns meses. São elementos gráficos como smiles/emoticons, gigantes, que o usuário pode colocar em suas mensagens privadas, vistas somente entre as duas pessoas (e o governo dos Estados Unidos). Segundo a empresa, isso vai estar disponível para todos os usuários até o fim de outubro deste ano.
Para aqueles que não se sentem representados corretamente pelos 16 pacotes de ícones gratuitos, existe ainda uma loja com várias outras opções pagas. E eu não duvido nada que muitas pessoas passem a consumir este tipo de produto, essencial para qualquer conversa, não é verdade?
Quem não se lembra daqueles chats no finado MSN Messenger, nos quais as pessoas trocavam as letras por emoticons que ficavam brilhando e piscando na sua tela? Você sentiu saudade, pode dizer. Quão genial era transformar um comunicador instantâneo em algo que impedia a comunicação entre duas pessoas? Fantástico. Esperamos que no Facebook o bom senso seja algo mais à mão. Não tem muita pinta disso não, mas vamos ser otimistas.
Aliás, é bom lembrar que, para o Facebook, essa coisa de stickers é levada muito à sério. Eles contrataram desenhistas renomados, como David Lanham, para fazer os emoticons. Um destes desenhos, inclusive, foi inspirado no cachorrinho Beast, que vive com Mark Zuckerberg.
E, pasme, pesquisadores de Psicologia e Emoções da Universidade da Califórnia em Berkeley, foram chamados para ajudar a transformar os stickers em algo que de fato ajudasse a transmitir emoções em meio às mensagens de texto.
A aposta do Facebook é que, por mais que os emoticons possam parecer algo bobo, eles podem ser o diferencial entre o seu programa de conversa e tantos outros aplicativos de chat que estão disponíveis no mercado. Há de se pensar que, com o SMS cada vez menos popular, existe um trono a ser reivindicando, e o herdeiro deste segmento pode ter acesso a uma tonelada de informações e tráfego de mensagens.
Ainda assim, eu não escolheria um aplicativo por conta do seu pacote de stickers/emoticons/smiles. Tampouco gastaria um centavo com isso, mas nós conhecemos a Internet, certo?
Fonte: Tech Crunch.