Meio Bit » Arquivo » Internet » RSS para todos com o Dapper

RSS para todos com o Dapper

16 anos atrás

RSS ainda não é utilizado pela ampla maioria dos usuários de Internet, mas certamente está muito difundido entre as pessoas com perfil mais técnico. Com a facilidade dos atuais sistemas gerenciadores de conteúdo é praticamente inadmissível que um site atualizado com uma certa freqüência não disponha de feeds para acompanhamento do site sem a necessidade de entrar todo santo dia na página inicial para ver o que mudou.

Pois bem, um novo serviço (ao menos pra mim, pois só o descobri há poucos minutos) promete entre outras coisas prover feeds RSS para sites sem feeds, como os blogs hospedados no Blogger brasileiro: o Dapper.

A idéia não é nova: o RSSficado foi um projeto criado justamente com o objetivo de popularizar mais o formato, porém o criador do serviço desanimou e hoje só o que existe no wiki do projeto são toneladas de páginas de links para sites de spam.

Voltando ao Dapper: o nome do serviço é "Dapper: The Data Mapper", e seu objetivo é tomar informações de um determinado site e empacotá-las em qualquer outro formato à escolha, como o mais que óbvio RSS, Google Maps, iCalendar, Google Gadget, e outros.

O serviço permite a criação de "Dapps", ou Dapper Apps. Ao entrar no site haverá um link "create a new Dapp", que abrirá um assistente deveras interessante, que vai fazendo uma série de perguntas (a começar pelo formato de saída desejado, e pela URL da origem das informações). As perguntas seguintes variam de acordo com o formato final, e em alguns minutos consegui criar um feed tosco (muito tosco, tanto que tenho vergonha de publicar o endereço dele aqui) de um site hospedado no Blogger brasileiro.

Como bem disseram os caras do Download Squad, as possibilidades não são infinitas, mas há muitas delas. E já estou prevendo mais uma noite de insônia fazendo descobertas.

Via Download Squad

relacionados


Comentários