Meio Bit » Arquivo » Internet » Netscape Navigator: AOL encerra o desenvolvimento

Netscape Navigator: AOL encerra o desenvolvimento

16 anos atrás

mb_rip_netscape_tombstone

Finalmente veio o golpe de misericórdia de um navegador abandonado e moribundo. Um dos ícones dos anos 90, o Netscape Navigator dominou o mercado durante anos e levou um tiro mortal quando a Microsoft integrou o Internet Explorer ao Windows.

Hoje, é ridículo pensar que integrar um navegador gratuito é grande coisa, mas estava em jogo a supremacia da web. Em apenas 4 anos, o marketshare caiu de 80% para menos de 20% e em 2002, ele estava essencialmente fora do mercado. A última versão, 9.0.0.5, está disponível para download e o suporte será encerrado no dia 1 de Fevereiro, 2008.

A AOL recomenda que os 6 ou 7 usuários remanescentes migrem para o Mozilla Firefox, que tem em sua base, código do Netscape.

Se você hoje em dia usa alguma página com JavaScript, ou seja, essencialmente todo mundo, saiba que a versão padronizada do mesmo, o EcmaScript foi criada e enviada pela Netscape. A Microsoft criou o XMLTHttpRequest e hoje temos o AJAX, que permitiu aplicações web com tempo de resposta melhores.

Fontes: Netscape Blog, Wikipedia

relacionados


Comentários