j. noronha 10 anos atrás
Em agosto, um consórcio japonês de cientistas, engenheiros e grandões da publicidade irá enviar um robô falante para o espaço, mais precisamente para a Estação Espacial Internacional.
Ignorando completamente as lições que viemos aprendendo desde 2001: Uma Odisseia no Espaço até Battlestar Galactica, o robô não só fala como é esquisito pra cachorro. Parece que o comandante Hamilton Hadfield acertou em voltar para a Terra.
Kirobo, ou Astro Boy de óculos escuros, tem inteligência artificial e é capaz de aprender durante sua interação com humanos, sua função será de companhia para os astronautas e, segundo o próprio no vídeo abaixo, conduzir experimentos de conversação com o comandante Wakata, seja o que for que isso signifique. A seu favor, diga-se que ele parece ter ido muito bem nos testes em gravidade zero.
Brincadeiras óbvias com Cylons e Skynet de lado, desde o cão AIBO que robôs cada vez mais deixam a ficção para tornarem-se realidade, sendo utilizados até em procedimentos médicos.
Kirobo e Fuminori Kataoka da Toyota. Crédito: AP
Resta a nós, pobres mortais, esperar que a tecnologia desenvolva-se o suficiente para que em um futuro próximo possamos escolher um dos modelos que ilustram a matéria no hipermercado mais próximo.
Fonte: The Guardian