Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Há algum tempo havia a especulação de que a Microsoft lançaria uma versão do Office para iOS, já que querendo ou não, a plataforma da Apple é grande consumidora de sua suite de aplicativos para escritório na versão desktop (há quem diga que o iWork nunca tenha chegado aos pés, mas divago). Hoje porém, a empresa soltou sem qualquer aviso a versão iOS do Office, a princípio otimizado apenas para iPhone.
A aplicação é praticamente idêntica à sua contraparte do Windows Phone. Nele os usuários poderão editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint livremente, mas há uma ressalva: apesar do app ser gratuito, apenas clientes do serviço Office 365 poderão utilizá-lo. O serviço oferece o Office 2013 tradicional instalado no PC, O Office Web Apps (que não funciona offline), 60 minutos de ligações internacionais via Skype e 20 GB de espaço extra no SkyDrive, tudo por R$ 18 mensais ou R$ 179 anuais.
A forma de utilizar é a esperada: os arquivos são armazenados no SkyDrive ou nos servidores do SharePoint, e graças à integração com o 365 o acesso é bem facilitado. Segundo avaliações a Microsoft foi cuidadosa e praticamente nenhum recurso das versões tradicionais ficou de fora, mesmo com a limitação da tela (minúscula) do iPhone.
Apesar de funcionar no iPad o Office Mobile não é otimizado para ele, mas duvido muito que a Microsoft já não possua uma versão dedicada a caminho. O app pode ser baixado aqui e é compatível com iPhones a partir do 4, iPods Touch de 5ª geração, iPads a partir da 3ª e iPads Mini, a princípio apenas para usuários de contas americanas.
Fonte: Engadget.