Meio Bit » Arquivo » Internet » Somente vendido na América do Norte

Somente vendido na América do Norte

16 anos atrás

Recentemente, lí vários reviews positivos de um jogo de RPG-Ação chamado The Witcher  por ter acertado em vários aspectos: estória envolvente, tomadas de decisão cinza, onde o bem ou mal não estão claros (o oposto de Star Wars), bons gráficos, performance, personagens, música. Convencido de que valeria a pena comprá-lo, procurei nas lojas brasileiras online e presenciais: nada. Achei estranho já que o jogo é distribuido pela Atari, do Neverwinter Nights 1 e 2, amplamente encontrado por aqui.

Resultado? Cartão de crédito e apontei o navegador para o Direct2Drive e recebo as boas-vindas assim: This product is only available for purchase in North America.

Bah! E vários produtos estão na mesma situação. O que passa na cabeça dos executivos? Se eles dificultam a obtenção do jogo por vias legais, em 2 minutos eu já estava decidindo se baixava o jogo completo via BitTorrent ou não. Eles devem ter motivos mercadológicos e acordos de distribuição, mas sinceramente, não me interessa.

Fui na loja da Atari. Mesma babaquice. Eu já estava pensando em alugar o meu amigo-que-mora-nos-EUA pra fazer a compra. Eu compro jogos e quem me conhece sabe bem disso. Então, tentei encontrar um meio termo entre comprar o jogo e evitar a pirataria.

digital_download_witcher_atari

Resolvi simplesmente burlar o sistema de compras e fazê-lo acreditar que eu estava nos EUA. Não é tão simples quanto parece. Apontar o browser para um anonymizer como o Anonymouse não funciona. É uma loja que usa https e o suporte ao protocolo é pago em todos que eu encontrei. Outro problema é usar um servidor proxy. Trafegar dados de cartão de crédito por servidores obtusos não é uma boa prática para o seu bolso. Existem centenas de servidores oferecendo esse serviço gratuito para apenas pegar dados de incautos.

the_witcher

A solução veio com o TOR, um sistema de comunicação anônimo. Eu tive que aguardar a conexão passar por servidores localizados nos EUA e quando efetuei a compra, o país verificado retornou EUA, San Francisco, California. Perfeito. O pagamento via PayPal ajudou e em 4h e 30min, o jogo já estava legalmente comprado dentro do meu PC.

Em tempo: o jogo é muito, mas muito bom. 😉

relacionados


Comentários