Meio Bit » Arquivo » Indústria » Japão traz do futuro o sucessor do Concorde

Japão traz do futuro o sucessor do Concorde

Triste constatar que o avião mais rápido do mundo é mais velho que a maioria dos nossos leitores, e que o Concorde não foi o começo de uma era, foi também seu fim. Agora o Japão traz de volta a esperança.

11 anos atrás

muitoestranhoumaviaosemtentaculos

Nos Anos 80 quarta e domingo todos os moradores do meu bairro se preparavam. Eram dias de janelas tremendo, som ensurdecedor e a sensação de que aquelas quatro turbinas Rolls Royce eram as mais poderosas da Terra, impulsionando o Concorde rumo aos céus.

Era uma visão de pura beleza e poder, aquele avião de caça tamanho-família fazendo sua aproximação final para o pouso. Infelizmente o que era para ser o começo da era do transporte supersônico de passageiros foi também seu fim.

O Concorde sempre foi caro, apertado e um incômodo diplomático. Não adianta atingir Mach 2,04 se ele só podia operar em regime supersônico sobre mar aberto. Fora isso todos os países reclamavam do estrondo sônico. Com certa razão. Mesmo em modo de decolagem ele já fazia um barulho imenso.

Depois dele todo mundo fez planos de retomar o transporte aéreo de alta velocidade, mas não havia demanda que justificasse os investimentos. Hoje há, ainda mais se você é o Japão, onde um vôo Tóquio-NY consome boa parte de 24 h.

A JAXA - Japan Aerospace Exploration Agency e a Fuji apresentaram um modelo de sua idéia para um avião de passageiros supersônico. Com 8 metros de comprimento e uma tonelada de peso, o bicho será testado na Suécia (não me perguntem) e pode ser a base da nova era de transporte rápido.

O design proposto levará 50 passageiros em velocidade supersônica, fazendo 75% barulho a menos que o Concorde. Será viável? Não sei, mas em uma época onde as empresas que deveriam inovar criam aviões cada vez mais conservadores, é um alívio ver uma proposta futurista para o futuro.

Fonte: IO9.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários