Gilson Lorenti 10 anos atrás
Esses anúncios de recordes de produção de lentes e câmeras se tornaram muito frequentes com a tecnologia digital. Antes das câmeras digitais os equipamentos duravam mais, é verdade, mas isso apenas não explica esses fatos. Fotografar se tornou relativamente barato e equipamentos com grande qualidade ficaram acessíveis para quase todo mundo. O número de pessoas se aventurando na fotografia é muito maior e, consequentemente, o número de câmeras e lentes produzidas se acelerou. Além de fotografar mais (o que leva os equipamentos ao final de sua vida útil mais rapidamente) os consumidores também querem sempre ter a câmera mais moderna, o que proporciona, em muitos casos, a troca do equipamento antes que ele chegue ao final de seus dias. Ou seja, um grupo de fatores que tornaram esses recordes possíveis.
Agora a Canon anunciou, com toda a pompa, que atingiu a marca de 90 milhões de lentes EF produzidas. As lentes EF deram o ar da graça no distante ano de 1987 quando a empresa lançou suas primeiras SLR eletrônicas. Antes, nas câmeras totalmente mecânicas, a denominação das lente era FD. Hoje são 80 modelos diferentes a venda fazendo a alegria de milhares de fotógrafos espalhados por todo o mundo. A mais recente lente a ser adicionada a essa grande família foi a bazuca EF 200-400mm f/4 L IS USM. Mas, não é só isso. Também temos as lentes EF-S planejadas especificamente para câmeras com sensor cropado da empresa, as EF Cinema que são especificas para as câmeras que filmam em 4K, e as EF-M que foram lançadas para o sistema mirrorless da Canon.
Uma marca realmente impressionante e que, se a economia não ruir de uma hora para outra, deve continuar crescendo cada vez mais rápido.
Fonte: Photography Blog