Carlos Cardoso 10 anos atrás
Todo mundo acompanhou e achou o máximo o salto de Felix Baumgartner, pulando de um balão estratosférico e quebrando todos os recordes de paraquedismo de grande altitude. Mesmo assim ele não saltou “do espaço”. Convenciona-se que o espaço começa a uma altitude de 100 km, e Felix pulou de “apenas” 39 km.
Isso agora vai mudar, graças a um bando de empreendedores meio insanos que planejam um traje específico para saltos do limiar do espaço.
A idéia do pessoal da Solar System Express é adaptar um traje pressurizado, como o usado por astronautas dos ônibus espaciais e cosmonautas da Soyuz para que se torne um traje de salto.
Essas roupas não são verdadeiros trajes espaciais, são projetados para garantir a sobrevivência do astronauta por algum tempo em caso de despressurização. O suficiente para a loucura em questão.
Agora a parte que fica tudo mais divertido: Como farão tudo isso.
Usarão uma camada de aerogel e proteções da mesma cerâmica usada no escudo de calor do ônibus espacial. Isso fará com que o maluco dentro do traje aguente os mais de 500 graus da reentrada, sem que o traje se incendeie ou ele morra cozido.
O traje terá jatos de manobra mas luvas (você já viu isso) e botas com giroscópios, que manterão o saltador na posição correta. Um circuito especial assumirá o controle caso o traje comece a girar sem controle, como aconteceu com Felix. Mesmo que ele fique desacordado, a estabilização será automática.
Apertar botões e olhar medidores nos pulsos não é uma opção, quando você está em velocidade supersônica e mexer a patinha é impossível E não-recomendado, pois te colocaria girando sem controle. A idéia deles é usar tecnologia de projeção no capacete, mostrando todas as informações vitais ao salto E tornar tudo controlado por voz, assim o saltador pode acionar Oxigênio de emergência, desconectar módulos de vôo e até pedir Shawarma delivery. Espero SINCERAMENTE que consigam a voz do Jarvis, ou pelo menos a da GLaDOS para essa interface. veja um modelo:
O traje será bem pesadinho, então para evitar que o sujeito se machuque, as botas especiais estarão programadas para nos últimos segundos antes de chegar ao chão, já com o saltador na vertical, acionarem retrofoguetes, garantindo um pouso suave e cheio de bossa.
Sim, eles não vão usar paraquedas. O traje terá tecnologia de Wingsuit, o candidato a presunto (ou super-herói) planará suavemente até o chão.
Os primeiros testes estão planejados para 2016, quando o traje será lançado de um balão a uns 2 km de altitude. Eles planejam, na falta de estagiários criar um robô para os testes em alta altitude, só depois que tudo estiver bem testado e garantido mandarão um humano.
Só esperemos que se lembrem de Star Trek (inclusive do filme de 2009) e não façam o traje vermelho.
Fonte: GM.