Mauro Amaral 15 anos e meio atrás
Se você tem uma banda e está começando a divulgar seu trabalho, fique de olho no Guitar Hero III. Especialistas analisaram o fluxo de vendas das músicas que fazem parte da nova edição do game e concluiram: entrar para o setlist da brincadeira faz bem para seu negócio. The Stroke, Slipknot e outras bandas viram a venda de faixas de títulos seus aumentarem em faixas superiores a 120% nas semanas após o lançamento.
Vale dizer que o aumento nas vendas refere-se à copias digitais e não nos álbuns físicos. É uma tendência tão forte que ouso dizer que estamos diante de uma plataforma...um market place para bandas divulgarem seus trabalhos. Muito diferente da época do lançamento da primeira versão, quando a Activision bateu na porta de vários selos para pedir permissão para incluir as faixas na game.
Agora, ela pode escolher e, até mesmo, capitalizar ao redor de seu set list. Um modelo de negócio interessante poderia ser transformar, por exemplo, o Guitar Hero numa plataforma aberta, para mercados regionais. Guitar Hero - Versão Axé Music...já pensou? Então nem pense.
Saindo um pouco da brincadeira e pensando novamente em tendências de mercado é interessante notar como estamos na era das plataformas. Quer serviço de celular? Aguarde o Android. Propaganda online: vá de Facebook. Divulgação de seu novo Álbum? Guitar Hero.
Até o presente momento não captei nenhuma manifestação das...como chamam mesmo? Ah, Gravadoras.
Fonte: Ars Technica