Carlos Cardoso 11 anos atrás
Temos a ilusão de que conhecemos em detalhes pelo menos os fenômenos naturais básicos, mas em verdade muita coisa ainda é desconhecida. Há uma teoria de que raios cósmicos podem desencadear raios em nuvens de tempestade, e somente em 2011 foi descoberto que alguns raios mais poderosos geram partículas de antimatéria.
No caso e compreensível, estudar raios não é nada simples, dada a energia envolvida e a característica aleatória, tornando imprevisível determinar onde e quando irão cair.
OK, quase imprevisível.
Há técnicas onde foguetes levam fios de cobre até as nuvens carregadas, induzindo a formação de um raio, mas a simples existência do fio torna o raio criado não-natural, fica complicado extrapolar os resultados para os casos normais.
Agora a ciência avançou consideravelmente. O Físico de Raios Vladislav Mazur e o meteorologista Tom Warner, trabalhando para a National Geographic conseguiram pela primeira vez filmar com câmeras de altíssima velocidade todo o ciclo de um raio.
O filme completo tem mais de seis minutos, e é possível ver todas as fases do fenômeno. É fascinante reparar como o raio vai “tateando” procurando regiões ionizadas, com menor resistência e mais propícias para sua propagação.
Assista, é lindo. Ah sim: Em tempo real tudo leva menos de 1/3 de segundo:
Fonte: PP