Meio Bit » Arquivo » Fotografia » E a Adobe responde aos Fotógrafos

E a Adobe responde aos Fotógrafos

Photoshop Creative Cloud: Adobe veio a público explicar os pormenores da mudança.

11 anos atrás

Bem, o anúncio do novo sistema Creative Cloud para o Photoshop descarregou uma avalanche de críticas nas listas de discussão, blogs e fóruns espalhados pela internet. Muita gente jurando vingança, ameaçando a família dos desenvolvedores e falando que o Gimp agora é uma opção viável. A coisa, ao que parece, realmente foi impactante e a Adobe veio a público explicar os pormenores da mudança. O escolhido para a tarefa foi o Winston Hendrickson, VP  de Creative Solutions da Adobe Systems.

Os esclarecimentos foram certeiros, mas sabemos que as pessoas adoram odiar uma mudança. Segundo Winston a escolha pelo Creative Cloud em detrimento da Criative Suite foi por conta da logística de se manter dois produtos diferentes no mercado. Então a escolha lógica seria optar por um e foi escolhido o que daria menos trabalho para ser desenvolvido. Ao optar pelo Creative Cloud o usuário vai ter acesso a todos os softwares do pacote ou pode optar apenas por um. O aplicativo é baixado em seu computador e instalado. Existe a necessidade de uma conexão periódica para validar o produto, mas é possível trabalhar com ele off-line e salvar seus trabalhos em seu computador. Você vai fechar contrato por um tempo específico por um preço mais camarada e existe a opção do contrato onde você pode desistir da assinatura a qualquer momento (esse vai ser um pouco mais caro).

Embora a Adobe forneça um espaço de armazenamento on-line de 20GB você não vai ser obrigado a usar se não quiser. O Creative Suite CS6 vai continuar a ser vendido e a única limitação será o sistema operacional em que ele vai ser instalado, já que eles não garantem se as versões novas do Windows ou Mac OS vão suportar o programa. Uma novidade interessante é que o Adobe Camera RAW 8, que seria a versão nativa do próximo Photoshop, vai ser disponibilizado para instalação no Photoshop CS6. Segundo Winston o novo sistema vai ser mais dinâmico, já que atualizações de software e novas funcionalidades vão ser executadas continuamente e o usuário vai terminar o seu contrato de locação com um software totalmente diferente daquele com o qual começou. Lembrando que o Lightroom continua do mesmo jeito e a versão 5 vai ser vendida com licença permanente.

Para você que possui um estúdio fotográfico o Photoshop vai ser mais um custo mensal, como o telefone, a internet ou a hospedagem do seu site. O interessante é que o valor não parece ser um absurdo e acho que vai propiciar a quase todo mundo entrar no mundo do software legalizado.

Creative_Cloud

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários