Emanuel Laguna 10 anos atrás
Para os bolsos mais apertados, a Nokia acaba de lançar na Índia um novo celular topo de linha, só que da linha de baixo custo: Asha 501, um candidato a smartphone 2G com tela QVGA de 3 polegadas sensível ao toque. Stephen Elop revelou na madrugada desta quinta em Nova Délhi uma bela imitação da linha Lumia que vem com um sistema operativo novinho em folha, sendo o 1º aparelho desenvolvido sob a tecnologia da Smarterphone.
Embora o exterior pareça bastante com o design da famosa linha com Windows Phone, parece ser mais interessante pensar no Asha 501 como uma versão sensível ao toque do recente Asha 210 só que sem o botão dedicado ao WhatsApp: o Asha 501 inaugura a Plataforma Asha, que se trata de uma versão atualizada da interface Series 40 otimizada para telas sensíveis ao toque.
Além de ganhar nova coleção de ícones, a Plataforma Asha possui um novo gerenciador de tarefas que lembra vagamente o iOS: podemos encontrar na tela uma barra, na parte superior, onde encontraremos as últimas ações realizadas e assim não precisarmos procurar pelos ícones de tais apps na tela principal.
As especificações técnicas do Asha 501 são as seguintes:
Vejam o comercial do Asha 501:
Lá na civilização, a qual não inclui os Estados Unidos entre os 90 mercados deste Nokia por aquele país ser dedicado ao Lumia, o Asha 501 será vendido pelo equivalente a 99 dólares. No Brasil, o tio Laguna especula um preço inferior a R$ 400, até para não canibalizar o Lumia 520.
Pergunta cretina: faltariam 9 Ashas para este celular vir com Windows Phone 7? Ou a Nokia pretende lançar mais 19 Ashas para colocar um Windows Phone 8 nessa linha e promovê-la a alternativa vintage do Lumia 520? 🙂 😀 😆