Carlos Cardoso 10 anos atrás
O Centro de Pesquisas Almaden, da IBM em San Jose, Califórnia é famoso por suas criações de ponta, e surpreendeu o mundo em 1990 quando mostraram um microscópio de tunelamento capaz não só de visualizar átomos individuais, com manipulá-los.
A tecnologia é bem mais que um brinquedo, é usada entre outras coisas para pesquisar armazenamento de dados, e já conseguiram em laboratório estruturas magnéticas estáveis, essenciais para guardar bits, com apenas 12 átomos. O padrão da indústria fica na faixa de um milhão deles.
Agora resolveram esnobar, e utilizando um microscópio de força atômica manipularam átomos para criar uma… animação. Foram 10 dias com turnos de 18 horas, e ai de quem espirrasse, mas no final conseguiram contar uma historinha em 242 fotogramas.
Isso que você está vendo acontece em uma escala inimaginavelmente pequena. A imagem foi ampliada 100 milhões de vezes:
Aqui, o making of do filme:
Em um mundo perfeito alguém com um DeLorean visitaria a Grécia de 400 AC com um iPad, só para mostrar para um sujeito chamado Demócrito que a idéia louca dele de que toda a matéria era composta de minúsculas partículas chamadas átomos estava absolutamente certa.
Fonte: VB.