Meio Bit » Arquivo » Games » Videogames 2.0

Videogames 2.0

16 anos e meio atrás

Há algum tempo eu venho comentando aqui no Meio Bit que a personalização dos games tem tudo para ser a próxima tendência. Alguns jogos como o Forza Motosport 2 já permitem que o usuário possa deixar a aparência do carro como quiser, sem falar nos jogos para pc com editores de fases poderosíssimos (alguém lembrou de Half Life e Neverwinter Nights?) ou até no futuro lançamento LittleBigPlanet para PS3.

Buscando inspiração na internet, a Microsoft criou o XNA, um pacote de softwares que permite a qualquer pessoa criar um jogo, tanto para PC quanto para Xbox 360. Segundo Chris Satchell, chefe da divisão responsável pelo projeto, a idéia da empresa é fazer com que o XNA passe a funcionar como uma espécie de Youtube. Satchell disse em entrevista ao site Develope Mag que sua equipe vem trabalhando duro para aprimorar a ferramenta e tornar ela acessível para o maior número de pessoas possíveis, incluindo aqueles que não entendem de programação.

Apesar de o XNA ainda estar em um estágio inicial de desenvolvimento, acho a iniciativa fascinante. Repito que acredito muito nesta forma de interatividade e acho que isso aumenta em muito tanto a vida útil dos jogos quanto dos consoles e caso a Microsoft consiga realmente criar uma boa (e de fácil manuseio) ferramenta de criação de jogos, a gigante de Redmond tem tudo para se tornar referência em um futuro não muito distante.

Veja a entrevista com Chris Satchell na integra (em inglês):

Parte 1

Parte 2

[via Kotaku]

relacionados


Comentários