Dori Prata 10 anos atrás
Sabe toda aquela história de que os games casuais e para celulares/tablets vieram para dominar o mercado e serão o futuro da indústria de games? Pois ao ser questionado sobre o que espera para os anos que estão por vir Nolan Bushnell, fundador da Atari, foi categórico ao decretar o fim desse tipo de jogo.
“A indústria de games se reinventa há cada cinco anos. Os últimos cinco anos foram os dias dos jogos para celular e de partidas curtas, exemplificado pela Rovio com o Angry Birds e a Zynga com o FarmVille. E isso acabou. Eu realmente quero fazer um jogo para celular que será mais um entre 300 mil, onde ser descoberto é importante? Pois eu preferiria ser um dos 100 aplicativos para o Google Glass do que um dos 300 mil para o IOS e Android.”
O elogio de Bushnell ao Google Glass se justifica pois ele disse acreditar que tanto o acessório da gigante de Montain View quanto o Oculus Rift poderão ser responsáveis pela próxima grande oportunidade do mundo dos games e que teria que matar o entrevistador caso revelasse todas as ideias que tem para o óculos do Google.
Em se tratando do Oculus Rift, por mais que eu tenha lido muitos elogios a ele ultimamente, ainda quero esperar para ver se realmente acontecerá o sucesso comercial em que muitos estão apostando, afinal esta não é a primeira vez que a indústria flerta com a realidade virtual. Já sobre os jogos casuais, mesmo não me enquadrando entre as pessoas que passam horas jogando um FarmVille ou Angry Birds, não consigo enxergar o declínio desse mercado da mesma maneira que Bushnell, mesmo porque 250 milhões de jogadores não sumirão do dia para a noite.
O curioso é que uma das últimas investidas do executivo foi exatamente no ramo de jogos casuais, através do site Anti-Aging Games, que tem como intuito conquistar aqueles que querem usar os jogos eletrônicos para exercitar a memória e a concentração.