Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Imaging Resource - Câmeras do Ano

Imaging Resource - Câmeras do Ano

11 anos atrás

E ainda tem site gringo elegendo as melhores câmeras do ano de 2012. Como eu acho isso tudo muito relativo, pois tem a ver com a opinião de cada editor, eu não dou muita importância para essas escolhas, embora acho válido analisarmos cada texto. O Imaging Resource é um dos sites mais conhecidos do público que gosta de estar informado sobre o que acontece no mundo da fotografia digital e acaba de colocar no ar a sua lista do que foi mais relevante na tecnologia fotográfica. Claro que senti um pouco de parcialidade nas escolhas, mas vamos ver a lista?

Câmera do Ano - Sony RX1 - muito bem, quem diria que algum dia a Sony conseguiria bater a galera mais tradicional da fotografia. Tudo bem, várias ótimas câmeras foram lançadas em 2012, mas tenho que concordar que a RX1 poderia ser eleita a melhor câmera do ano. Corpo compacto, sensor Full Frame, lente 35mm fixa com abertura de f/2,0 e uma ótima qualidade de imagem. Quando ela foi anunciada achei que seria algo arriscado, pois o preço estaria em um patamar quase proibitivo, mas parece que existem consumidores para todas as faixas de preço.

Câmera Compacta - Olympus OM-D E-M5 - essa poderia ser mais uma candidata a câmera mais bacana do ano. A Olympus, com sua grande tradição de inovação e qualidade tecnológica, finalmente colocou na praça uma câmera micro-quatro-terços com qualidade absurda e capacidade de brigar de igual para igual com qualquer reflex de entrada, e até algumas de categorias intermediárias. Sem falar que o design retrô é suficiente para cativar qualquer fotógrafo das antigas.

DSLR para Entusiastas - Canon EOS 5D Mark III - aqui é que a coisa começa a ficar nebulosa. Todo site importante até agora foi unanime em colocar a Nikon D800 como a câmera avançada mais importante de 2012 e, mesmo sendo um usuário de Canon, concordo com essa avaliação. A 5D Mark III é uma ótima câmera e ainda mantém sua liderança em qualidade de filmagem, mas no geral acho que a Nikon está alguns metros a frente.

Câmera Profissional do Ano - Canon EOS 1Dx - Aqui mais um ponto nebuloso, mas tudo bem, a 1Dx realmente é uma câmera com todas as qualidades possíveis e grande qualidade de imagem. Muito rápida e com velocidade de processamento elevado. Porém, muitos sites também escolheram a Nikon D4 como a melhor. Aqui fica a cargo da opinião de cada um.

Câmera de bolso do ano - Sony RX100 - Sony?? Parece que sim, e não são poucas as qualidade do equipamento. Tamanho diminuto, lente clara, sensor gigante (cerca de 4x o tamanho do sensor normal de uma compacta) e vários recursos. Concordo que é um belo equipamento, mas ainda acho que teve coisa melhor desenvolvida nesse ano de 2012.

Reflex de Entrada do ano - Nikon D3200 - escolha óbvia, pois a D3200 realmente foi a câmera de entrada mais bacana lançada no ano de 2012. Embora tenha uma densidade de pixels um pouco alta para meu gosto, ela apresenta boa qualidade de imagem, gravação de vídeos em Full HD e um preço que não faz o consumidor chorar sangue.

Tecnologia do Ano - Sensor X-Trans Fujifilm - sim, pelo menos aqui alguma coisa para a Fuji. A nova tecnologia de sensores da empresa é matadora e fico muito surpreso de uma de suas câmeras não ter aparecido nessa lista.

Algumas escolhas obvias e outras estranhas, mas cada um tem direito a sua própria opinião.

sony_rx1

relacionados


Comentários