Meio Bit » Arquivo » Games » Quando a vontade de jogar supera a falta de respeito da desenvolvedora

Quando a vontade de jogar supera a falta de respeito da desenvolvedora

11 anos atrás

dori_ark_18.02.13

Quem me segue no Twitter deve ter visto o calvário que enfrentei nos últimos dias para tentar jogar o Batman: Arkham City no PC. Embora eu tenha adquirido o game já há bastante tempo, só recentemente resolvi lhe dar uma chance e se antes eu achava que ele me renderia boas horas de diversão, aconteceu exatamente o contrário.

Tudo começou um dia antes de eu iniciar o game, quando fiz uma atualização do driver da minha placa de vídeo. Como não havia jogado nada entre esses dois eventos, achei estranho o game apresentar um framerate muito inconstante no meu computador, que se não é nenhuma supermáquina (Phenom II X4 955, 4GB RAM e Radeon 4870), deveria pelo menos dar conta do recado com o jogo rodando em 720p.

Parti então para uma das coisas mais chatas relacionadas a jogar no PC, tentar encontrar uma configuração para que o game se mostre minimamente jogável e quando vi que já estava na opção média e nem assim a coisa melhorava, cheguei a conclusão de que algo muito errado estava acontecendo e a primeira coisa que me passou pela cabeça foi que o novo driver da placa de vídeo era o responsável.

Tratei de remover completamente os traços do driver e fazer uma nova instalação, algo que por sinal deveria ser bem mais simples, o que de nada adiantou e como eu já estava querendo formatar o computador porque os aplicativos ou a loja do Windows 8 teimavam em não funcionar, dei início ao processo de uma instalação limpa do sistema operacional.

Acontece que novamente não obtive êxito e após procurar na internet, cheguei a este tópico, onde um usuário recomenda apagar alguns arquivos do jogo para depois refazermos a configuração. A princípio a dica surtiu efeito e o game passou a se comporta muito melhor, mas misteriosamente, após alguns minutos de partida as horríveis quedas aleatórias de frame voltaram a se repetir e aqui estou eu, numa situação em que não sei mais para onde correr.

Seria este um caso isolado? Infelizmente não me parece, pois há muitos relatos de problemas com o jogo, muitos deles relacionados ao DirectX ou PhysX, ambos recurso indisponíveis na minha configuração é verdade, mas o fato é que com este computador eu consigo rodar bem quase tudo o que existe no mercado e por tudo o que presenciei e pelos relatos que li, só consigo acreditar que se trata de um daqueles casos em que a conversão para o computador não foi bem feita.

O pior disso tudo é que como se trata de um título relativamente antigo, uma solução oficial não deverá surgir e como gostei muito do Batman: Arkham City, hoje só consigo enxergar duas soluções para o problema, ou eu deixo para jogá-lo depois que fizer um upgrade no computador, sem a menor garantia de que assim ele rodará bem; ou me contento em comprar uma cópia do game para os consoles, onde tenho certeza de que ele rodará da melhor maneira possível e em qualquer uma das hipóteses eu não deixarei de ficar com a sensação de que acabei saindo perdendo.

relacionados


Comentários