Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » iPhone e aplicações de terceiros

iPhone e aplicações de terceiros

17 anos atrás

meiobit-jobs.jpg

Steve Jobs como sempre acionou o Campo de Distorção da Realidade(tm) e "resolveu" o problema do iPhone ser fechado para aplicações de terceiros.

A idéia, em si, é genial. Já que o iPhone roda uma versão completa do Safari, a Apple criou uma API de comunicação entre este e o iPhone. Assim você pode executar aplicações, através de webservices, interagindo com o aparelho. Na demonstração um programa rodando em um servidor externo acessou a lista de contatos, e iniciou uma ligação.

Perfeito. Do ponto de vista do desenvolvedor é MUITO simples. Qualquer idiota com um mínimo conhecimento de PHP cria um webservice. Eu já criei um webservice. É muito mais fácil que bater cabeça com APIs, C++, J2ME, J2D2, J3PO ou seja lá qual a linguagem esotérica escolhida. Também fica muito mais fácil prover o serviço no regime de a$$inatura.

Só que o Campo de Distorção da Realidade(tm) falhou por um momento. O bastante para gente como o Felipe perceber um detalhe:

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas com esse modelo de webservices, o iPhone NUNCA terá aplicações como um Skype, Jogos de verdade, etc. E agora, Mr Jobs? Como o Senhor de Todos Os Sortilégios resolve isso?

PS: Há boas indicações de que embora o Safari seja completo no iPhone, este não rodará Flash. Lá se foi a experiência de Internet indistinguível do desktop. Liga o Campo, Mr Jobs!

relacionados


Comentários