Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » WWDC: Safari no Windows

WWDC: Safari no Windows

17 anos atrás

meiobit-safari.jpg

A maior surpresa reservada por Steve Jobs para a apresentação na WWDC - Worldwide Developers Conference, evento anual onde a Apple congrega seus desenvolvedores, engenheiros e interessados em novidades foi o lançamento do navegador Safari rodando em Windows.

O Safari, como bem sabem os usuários de Macs tem como característica ser rápido. muito rápido. Ele é pelo menos quatro vezes mais rápido que o Internet Explorer 7, e duas vezes mais rápido que o Firefox. Mesmo rodando somente no OS-X, o Safari já tem 18 milhões de usuários, o que equivale a uma participação de mercado de 4.9%, contra 78% do Internet Explorer, 15% do Firefox 15% e 2% dos outros.

Lançando uma versão para Windows, idêntica à do Mac, a Apple vai aumentar bastante essa participação. Embora no Brasil não faça muita diferença, na civilização, com banda larga decente, a velocidade de renderização do navegador faz diferença.

El Jobso aliás pensou em tudo. Como distribuir o Safari, já que a Apple não têm acesso a esse público do Windows? Bem, digamos que enquanto o Firefox tem 500.000 downloads em um dia, o iTunes tem um milhão. Sacaram a jogada? O iTunes será um cavalo de tróia para apresentar o Safari ao usuário. Genial. Digno de... digno do Steve Jobs.

O beta do Safari para Windows já está disponível para download. O MeioBit conseguiu com exclusividade momentânea uma cópia, então vamos a nossa avaliação preliminar:

Com 7.7MB, não é um arquivo grande, a instalação se deu sem maiores incidentes. A primeira impressão que um usuário de Windows percebe é como o Safari é espartano. Não tem firulas, ícones coloridos, "E" ou Raposas Planetárias girando. Um browser elegante, para uma época mais civilizada. Há um leitor RSS integrado, e os principais plugins (Media Player, Flash, Quicktime, PDF) já estão disponíveis para Windows.

Temos integração de buscas com Google e Yahoo, e uma experiência de navegação muito semelhante a um Mac. Pelo visto Jobs quer dar ao usuário Windows um gostinho de como é ter uma maçã.

Um recurso muito interessante é a janela Activity, que lista os últimos arquivos acessados. Lista e linka, selecionando na lista o arquivo em questão é aberto.

meiobit-safari2.jpg

Infelizmente o Beta está com problemas em se entender com o Windows, vários links não estão aparecendo, e o programa está muito instável. Não consegui adicionar bookmarks ou mandá-lo gerenciar RSS, dá pau. Vários títulos aparecem em branco, ou apenas como espaços sublinhados.

Acho que o pessoal virou a noite pra preparar essa versão, e esqueceu de alguma coisa. Esperemos que uma correção seja solta logo, do contrário todo o hype da Apple irá por água abaixo.

relacionados


Comentários