Meio Bit » Arquivo » Indústria » WiTricity: transmissão de energia sem fio

WiTricity: transmissão de energia sem fio

17 anos atrás

O Massachussets Institute of Technology (MIT) não cansa de surpreender e criar coisas maravilhosas que essencialmente mudam nossa forma de lidar com a tecnologia.

Usando ressonância magnética, eles foram capazes de transmitir, isso mesmo, transmitir energia o suficiente para acender uma lâmpada de 60 watts, sem fios, sem choque, nada.

E a idéia vem em bom momento: estamos movendo rapidamente para um mundo móvel, com computadores ultra-portáteis, celulares, players de MP3 e vídeo. E o que não mudou até hoje? As baterias: são grandes, desajeitadas, pesadas, pinhadas de produtos químicos tóxicos e não bio-degradáveis. E precisam ser carregadas várias vezes, reduzindo sua vida útil.

Quem usa celular sabe em no máximo 2 anos, a bateria precisa ser trocada, pois não "segura" a carga como antes.

A idéia é você entrar num café e o dispositivo usar a energia disponível através dos campos magnéticos para energizar e usar os aparelhos, sem tomadas, com segurança total.

E mais: não é preciso um alinhamento perfeito, com o Laser e nem estamos falando de raios elétricos passando entre a fonte e o aparelho.

Campos magnéticos reagem muito pouco com seres vivos, o que é essencial para a segurança. A grande sacada da equipe foi lembrar que objetos em ressonância (clássico exemplo: cantora de ópera quebrando taças) são capazes de transmitir energia um para o outro de forma eficiente, ignorando os objetos fora da mesma freqüência.

Fonte: MSNBC

relacionados


Comentários