Marcellus Pereira 16 anos atrás
A AMD mostrou dois "novos" processadores da linha Athlon X2: o BE-2300 e o BE-2350. Ambos são fabricados com o processo de 65nm e o primeiro roda a 1.9GHz, enquanto o segundo roda a 2.1GHz. Com esses clocks, o consumo caiu para 45W ( em comparação com os 65W dos outros modelos Brisbane X2, de onde estes são derivados ).
A nomenclatura também é nova: a primeira letra indica a classe do processador; a segunda, seu consumo. O primeiro dígito indica a família e os três restantes, a performance relativa à família. E dizem que é para simplificar.
Outra novidade foi a versão final da especificação DTX para placas-mãe menores que as ATX, comumente encontradas por aí.
As placas DTX são um meio-termo entre as Micro ATX e as Mini-ITX. Inclusive, a furação do chassis pode ser aproveitada. Alguns fabricantes já anunciaram produtos seguindo o padrão, em especial a Asus e a Gigabyte, de olho no crescente mercado de micros compactos. Vai ser uma briga interessante, já que a Intel parece ter se comprometido com o padrão Mini-ITX.
Por último, a demonstração de sistemas rodando com o chip Barcelona. Apesar da AMD ter mostrado testes simulados desses processadores rodando a 2.6GHz, a maior velocidade que os protótipos chegaram, mesmo, foi 2GHz. Como a previsão de lançamento é julho, não acho que vá dar tempo de corrigir tudo e já lançar com um clock superior a isso, não. É esperar para ver.
[via TGDaily e Dailytech]