Meio Bit » Arquivo » Indústria » Dell pisando na bola

Dell pisando na bola

17 anos atrás

Os primeiros laptops Dell rodando Linux já estão sendo entregues. Neste site o comprador de um desses modelos dá suas impressões sobre o Dell 1505n.

Para um micreiro (como dizíamos antigamente) continua sendo uma boa compra mas para um usuário leigo recomendo distância. Motivos? vejamos:

1 - Resolução - Embora a tela seja widescreen, o Ubuntu vem com o default 1024x768, o que em um LCD deixa a imagem horrivelmente borrada. Como alterar? Abrir console, e dar um "sudo apt-get install 915resolution". Sim, console.

2 - Bootloader - Após a primeira autalização do sistema, o reboot é interrompido com uma mensagem de erro: "Unable to mount partition". Pombas, Dell, em máquinas de produção? Que trabalho mais porco! Felizmente esse também tem solução, então instrua sua avó para:

• Reboot the system.
• At the 3 second countdown before the Ubuntu splash screen press ESC. The grub menu will come up.
• The first entry will be highlighted. Press to edit the entry.
• The root (hd0,0) line will be highlighted. Press to edit that line.
• The grub edit>" prompt will come up, with "root (hd0,0)" already entered. Change it to read "root (hd0,2)" and press . This will take you back to the previous screen.
• Press b. The system will boot normally.

Once the system is booted, we need to fix the file that is causing the problem. To do this:
• Log in to the system.
• At the desktop, open Firefox and navigate to .
• Click Applications - Accessories - Terminal. A terminal will open.
• Type "gedit fix-menu-lst.sh" and press Enter.
Copy and paste the following script from the Firefox window into the gedit window:

A cut down version of this has already been posted on the wiki site at (...)

3 - Falha em voltar do modo Suspenso - Para desktops não é grande coisa, mas notebooks não podem ter esse tipo de problema. Você fecha seu notebook, com uma penca de arquivos, entra no avião, abre, e descobre que *ploft* perdeu tudo. Vai gritar "maldito Bill Gates" pela força do hábito, mas estará pensando no Michael Dell

Esse tipo de problemas são muito ruins para um usuário final, leigo. Coisas como a resolução de vídeo não vir configurada para o valor nativo do hardware é no mínimo desleixo. Estamos falando de um notebook, não de um desktop onde a Dell não terá controle sobre o monitor instalado.

Por esses problemas relatados, posso concluir que o Linux pode até estar pronto para o desktop, mas a Dell não está pronta para o Linux.

relacionados


Comentários