Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Machu Picchu em 16 Gigapixels

Machu Picchu em 16 Gigapixels

11 anos atrás

Tudo bem, esse tipo de coisa não é mais novidade, mas não deixa de ser impressionante, ainda mais quando estamos falando de um dos grandes monumentos produzidos pela humanidade. A cidade Inca de Machu Picchu (Velha Montanha) foi alvo do mais recente projeto gigapixel que temos notícia. Para quem não conhece, já há algum tempo fotógrafos estão utilizando o GigaPan, uma plataforma motorizada para a produção de fotos panorâmicas, para retratarem grandes monumentos e acontecimentos da humanidade em fotos que ultrapassam a resolução de 1 gigapixel. No caso desta nova aventura, a imagem final ficou com 16 gigapixels (297.500x87.500 pixels).

O barato deste tipo de produção é poder ver a panorâmica completa e ser possível aplicar zoom na imagem para ver os detalhes. Claro que alguns defeitos podem ser encontrados, afinal de contas estamos falando de centenas de imagens coladas em um único arquivo. A mesma pessoa pode aparecer em dois locais diferentes ou objetos em movimento podem ficar cortados ou borrados, dependendo da interpretação do software que uniu todas as fotos. No caso de Machu Picchu foi utilizada para fazer as fotos a Canon EOS 7D com a lente EF 100-400mm montadas sobre a plataforma GigaPan. Ao total foram feitas 1.920 fotos que levaram 1 hora e 44 minutos para serem finalizadas. A edição de todo esse material e a montagem da foto final demorou mais de 10 horas e para subir essa imagem ao servidor foram gastas mais 11 horas.

Um projeto que certamente deu algum trabalho. Junto com a divulgação da imagem finalizada temos um pequeno vídeo feito pelos membros da equipe onde podemos ver um pouco do local e do GigaPan trabalhando. Vale a pena dar uma olhada, se divertir um pouco e morrer de inveja.

O resultado final da empreitada pode ser visto no site Gigapixel Peru.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários