Dori Prata 10 anos atrás
Certa vez estava eu andando por um shopping em Niterói quando passei em frente a uma loja de games e vi, na televisão que estava na vitrine, trechos de um jogo de corrida. Acho que naquela época eu não estava comprando muitas revistas especializadas e por isso nem sabia da sua existência, mas na hora tive certeza que precisava daquele jogo. Após conversar com a pessoa que me atendeu, acabei comprando o game e hoje costumo dizer que minha paixão por jogos de corrida só começou após jogar aquela maravilha, o primeiro Gran Turismo.
Isso aconteceu por volta de 1998, ano em que o simulador foi lançado e agora a Polyphony Digital divulgou os impressionantes números da franquia, que já vendeu 67,89 milhões de cópias. O Gran Turismo 3: A-Spec, lançado para Playstation 2, ainda é aquele com melhor desempenho, tendo vendido quase 15 milhões de unidades. Outro capítulo que também vendeu muito bem (11,6 milhões de cópias) foi o Gran Turismo 4, também para PS2 e o GT 5 apareceu apenas na quinta posição, com “apenas” 9,01 milhões de unidades.
Posso estar errado, mas acredito que a diminuição nas vendas da série esteja relacionada ao surgimento de um concorrente de peso, o Forza Motorsport. Eu mesmo sou um que apesar de ter passado várias horas correndo pelas pistas do Gran Turismo 4, o meu preferido, não consegui me empolgar com o seu sucessor e só o adquiri recentemente, imagino que por ter gostado tanto da franquia para o Xbox 360.
Abaixo está a lista com a quantidade de vendas para cada edição e repare como mesmo as versões inacabadas da série (Prologue e Concept) são capazes de vender mais do que muitos jogos por aí.
[via CVG]