Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Série Gran Turismo já vendeu quase 68 milhões de cópias

Série Gran Turismo já vendeu quase 68 milhões de cópias

11 anos atrás

dori_grant_07.11.12

Certa vez estava eu andando por um shopping em Niterói quando passei em frente a uma loja de games e vi, na televisão que estava na vitrine, trechos de um jogo de corrida. Acho que naquela época eu não estava comprando muitas revistas especializadas e por isso nem sabia da sua existência, mas na hora tive certeza que precisava daquele jogo.  Após conversar com a pessoa que me atendeu, acabei comprando o game e hoje costumo dizer que minha paixão por jogos de corrida só começou após jogar aquela maravilha, o primeiro Gran Turismo.

Isso aconteceu por volta de 1998, ano em que o simulador foi lançado e agora a Polyphony Digital divulgou os impressionantes números da franquia, que já vendeu 67,89 milhões de cópias. O Gran Turismo 3: A-Spec, lançado para Playstation 2, ainda é aquele com melhor desempenho, tendo vendido quase 15 milhões de unidades. Outro capítulo que também vendeu muito bem (11,6 milhões de cópias) foi o Gran Turismo 4, também para PS2 e o GT 5 apareceu apenas na quinta posição, com “apenas” 9,01 milhões de unidades.

Posso estar errado, mas acredito que a diminuição nas vendas da série esteja relacionada ao surgimento de um concorrente de peso, o Forza Motorsport. Eu mesmo sou um que apesar de ter passado várias horas correndo pelas pistas do Gran Turismo 4, o meu preferido, não consegui me empolgar com o seu sucessor e só o adquiri recentemente, imagino que por ter gostado tanto da franquia para o Xbox 360.

Abaixo está a lista com a quantidade de vendas para cada edição e repare como mesmo as versões inacabadas da série (Prologue e Concept) são capazes de vender mais do que muitos jogos por aí.

  • Gran Turismo 3: A-Spec(PS2) – 14,89 milhões
  • Gran Turismo 4(PS2) – 11,6 milhões
  • Gran Turismo(PSX) – 10,85 milhões
  • Gran Turismo 2(PSX) – 9,37 million
  • Gran Turismo 5(PS3) – 9,01 milhões
  • Gran Turismo 5 Prologue(PS3) – 5,35 milhões
  • Gran Turismo(PSP) – 3,86 milhões
  • Gran Turismo Concept Series(PS2) – 1,56 milhão
  • Gran Turismo 4 Prologue (PS2) – 1,4 milhão

[via CVG]

relacionados


Comentários