Meio Bit » Arquivo » Games » Os clássicos do estilo Metroidvania

Os clássicos do estilo Metroidvania

11 anos e meio atrás

dori_metr_13.08.12

Muito antes dos games migrarem para as três dimensões e sermos surpreendidos com o Grand Theft Auto III e a popularização dos mundos abertos, havia um estilo em 2D que já nos oferecia um vasto cenário para ser explorado e o mais importante, fez com que os os jogos de plataforma ganhassem elementos de RPGs. Com o tempo esses games se transformaram em um subgênero e passaram a ser conhecidos como Metroidvania, numa alusão as duas séries mais famosas deste estilo, a Metroid e Castlevania.

Como gosto muito de jogos assim, sou um pouco suspeito para falar sobre o quão divertidos e desafiadores eles podem ser e se você também adora se aventurar pelos corredores labirínticos do gênero, recomendo dar uma olhada neste belo post do blog GameSpite. Nele o autor elaborou um lista com diversos Metroidvania, indo desde títulos do Nintendinho até plataformas mais recentes, como o Xbox 360 e Wii.

Além de me fazer recordar obras sensacionais como o Super Adventure Island 2 ou o Shadow Complex e de me deixar com vontade de conhecer algumas como o Monster World IV, graças ao texto aprendi algumas coisas interessantes, como o fato da série Front Mission ter recebido um jogo assim, o Gun Hazard e que no Playstation, além do inesquecível Symphony of the Night, tínhamos à nossa disposição o The Divide: Enemies Within, apesar dos gráficos sofríveis.

Aproveitando a deixa, esses dias descobri um Metroidvania independente muito interessante, o Project Black Sun. Com uma animação sensacional e um nível de dificuldade acima da média, o jogo custa apenas US$ 2 e só não o adquiri ainda por não ter conseguido fazer meu controle do Xbox 360 funcionar com ele.

Enfim, sei que a missão não será fácil, mas pretendo dar uma chance a muita coisa citada nessa lista, algo que pode garantir boas horas de diversão.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários