Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Impressora 3D poderá construir casa em 20 horas

Impressora 3D poderá construir casa em 20 horas

12 anos atrás

Impressoras 3D. Essas máquinas fantásticas há um bom tempo se tornaram o sonho de consumo de muita gente, já que sua utilidade pode ser a mais variada possível, desde facilitar a vida de alguns até nos colocar numa corrida armamentista sem precedentes, mas há um pesquisador que pretende utilizá-las para ajudar a solucionar o problema de falta de moradias no mundo.

Professor de engenharia na University of Southern California, Behrokh Khoshnevis vem trabalhando há alguns anos em uma impressora cujo objetivo é recortar um material parecido com concreto e que conseguirá construir em apenas 20 horas uma casa inteira com 232 m², da tubulação a instalação elétrica. Quando o aparelho estiver pronto, a intenção é ter também uma versão ainda maior, que traria múltiplas “cabeças de impressão” e poderia facilitar (e muito) a construção de complexos habitacionais.

Falar sobre algo assim atualmente soa como ficção, mas Khoshnevis defende a sua ideia afirmando que os métodos de construções usando atualmente são muito lentos, trabalhoso e caros, e algo como sua impressora poderia diminuir consideravelmente esses problemas, o que me parece ser verdade.

Como pode ser visto no vídeo abaixo, a Countour Crafting montará as paredes camada por camada e já que todo o design é feito no computador, adicionar detalhes será bastante simples e de acordo com o pesquisador, apesar de o sistema ser ideal para regiões mais pobres ou afetadas por desastre naturais, ele pode ser adaptado para ser utilizado em construções maiores ou mais luxuosas.

O triste é saber que num país como o Brasil, uma casa construída assim custaria para uma prefeitura até mais caro do que uma feita da maneira tradicional.

[via SmartPlanet]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários