Meio Bit » Arquivo » Internet » BitTorrent legal com DRM: nada de filmes para MacOS

BitTorrent legal com DRM: nada de filmes para MacOS

17 anos atrás

Ironia do destino ou não, Bram Cohen, criador do protocolo de compartilhamendo de arquivos BitTorrent, lançou hoje seu próprio serviço de aluguel de filmes por download. Como não poderia deixar de ser tudo está protegido com o DRM (tecnologia anti-cópia) da Microsoft. As redes de torrent são conhecidas por oferecer grande variedade de arquivos digitais ilegais - filmes, músicas, softwares, etc... Mas agora grandes estúdios como a Fox, Paramount, Warner, e MGM, assinaram acordos com esse novo empreendimento. Difícil mesmo vai ser convencer usuários de torrents ilegais a pagar por algo que conseguem de graça.

Pelo que entendi ao alugar um filme por download, você tem prazo de 30 dias para assistí-lo. Mas assim que começar a ver, precisa terminar em até 24h. O DRM controla tudo isso. Algo que não consegui descobrir é se esse DRM é o PlaysForSure (uma das tecnologias da Microsoft) ou outro criado especialmente para esta loja. Digo isso pois sabemos que o Zune possui um DRM exclusivo incompatível com o PlaysForSure. De qualquer forma, por enquanto, os filmes não poderão ser vistos no Mac, no iPod, ou qualquer outro dispositivo que não seja um PC rodando Windows, culpa do DRM.

Não há dúvidas que o modelo de negócios da indústria de distribuição de conteúdo está movendo para a internet. Engana-se quem achava que aquela briga de padrões HD-DVD vs. Blu-Ray estava superada. Com o DRM cada música ou filme comprado em uma loja só toca no player compatível correspondente, ou seja, uma versão digital da mesma guerra das mídias físicas.

[ via TUAW ]

relacionados


Comentários