Meio Bit » Arquivo » Games » Quando a comunidade vale mais do que o suporte

Quando a comunidade vale mais do que o suporte

12 anos atrás

dori_scs_09.07.12

Ano passado eu aproveitei uma promoção na loja virtual da EA e adquiri o jogo SimCity Sociedades, mesmo conhecendo as críticas que o game recebeu. Resolvi arriscar por gostar bastante da série e por estar com um preço bem baixo, mas acabei deixando o título de lado, esperando uma oportunidade para poder jogá-lo.

Os meus problemas começaram quando, no mês passado, fiz o seu download pelo Origin e após a instalação, percebi que o game não iniciava. Numa atitude cuja explicação é difícil de ser encontrada, o SC:S pede que eu entre com meu email e senha cadastrado na EA e após informar esses dados, a caixa de login era fechada, mas nada acontecia. Tratei então de entrar em contato com o suporte da editora no dia 20 de junho.

No contato informei o problema, passei a configuração do meu computador (que supre com sobras o recomendável) e três dias depois recebi uma mensagem com alguns procedimentos que deveria seguir e que supostamente fariam com que o jogo funcionasse, porém, não obtive resultado.

Novo email enviado para eles e para não alongar muita a história, ao total foram 14 mensagens trocadas com o suporte da Electronic Arts e cada vez que eles me respondiam, algo novo deveria ser tentado, sempre sem fazer o jogo funcionar, até que em certo momento perdi a paciência e lhes pedi que fosse feito o reembolso do jogo, o que eles disseram que neste caso não seria possível.

Já sem a menor vontade de jogar, decidi que fazer o SimCity Sociedades funcionar seria uma questão de honra, mas que aquela lenga-lenga com o suporte não daria em lugar algum e já estava até esperando que eles me pedissem para formatar o computador. Parti então para uma opção que deveria ter sido a minha primeira, realizar uma pesquisa no bom e velho Google e após alguns segundos, cheguei até este tópico, criado, acredite, no fórum da própria EA.

Nele várias pessoas relatavam o mesmo problema, todos sem uma solução, até que um ser iluminado conseguiu descobrir como fazer para o jogo funciona. A única coisa necessária seria remover o símbolo ™ que está presente após o nome do jogo na pasta em que ele foi instalada. Tudo muito simples e rápido e o único problema é que o game não poderá mais ser iniciado através do Origin.

Talvez a solução não seja a mais elegante, mas eu não estava disposto a utilizar um crack para rodar um game por qual paguei e o fato é que impressiona a incapacidade da EA de lançar uma correção para esse erro, e que afeta tantos consumidores.

No fim mandei uma nova mensagem para o suporte indicando a solução e sugerindo que eles a passassem para outras pessoas que tenham o mesmo problema e ainda recebi como resposta (poucos minutos depois, acho que para se livrarem logo de mim) a deselegante mensagem de que “na Electronic Arts, eles expressam gratidão pelo meu interesse e solicitam o mesmo de mim no futuro.

O que aprendi (a duras penas) nesse episódio? Que quando algum jogo der problema, o melhor é recorrer antes a outros jogadores, que normalmente não ficam nos enrolando com ideias que obviamente não darão resultado.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários