Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » 100.000 Vídeos da MTV no Youtube foram removidos.

100.000 Vídeos da MTV no Youtube foram removidos.

17 anos atrás

No melhor estilo "Se eu não posso brincar, vou levar a bola.", a Viacom, solicitou ao Google que removesse mais de 100.000 vídeos da MTV que pertencem a ela.

Descontentes com o fato do Google não ter implementado, no Youtube, o algoritmo que permitiria a identificação de vídeos de propriedade da mesma, a solicitação de remoção foi feita e os vídeos foram retirados.

Sem o algoritmo de identificação, não é possível determinar se o vídeo é de propriedade da Viacom ou se usa alguma partes de seus vídeos.

Caso houvesse a possibilidade de identificar o que é propriedade da Viacom, haveria uma divisão no lucro gerado por esses vídeos, mas como não há, todo o rendimento ficaria com o Google, o que não seria um uso justo de sua propriedade, segundo a Viacom.

Mesmo possuindo outros acordos com o Google, como exibição no Google Vídeo (paga) e anúncios de vídeo pagos, a chance desses vídeos voltarem a aparecer no Youtube parece remota.

Mantendo sua política de não se meter em encrenca, o Google atendeu prontamente a solicitação e removeu todos os vídeos.

Se o Google não conseguir uma alternativa viável para remuneração das empresas que produzem mídia, em breve sobrará muito pouco para ser assistido no Youtube, ou, talvez, ele volte a desempenhar o papel para o qual foi criado e passe a exibir somente vídeos amadores, criados pelos próprios usuários.

Essa "previsão" de aumento da importância dos vídeos amadores fica reforçada pela intenção do Google de remunerar os usuários, permitindo que os mesmos coloquem seus próprios códigos do AdSense nas páginas que exibem seus vídeos, da mesma forma que faz hoje com o Blogger.

Só resta saber se esse tipo de conteúdo será o suficiente para manter o Youtube com o volume absurdo de acessos.

Via: Google Operating System

relacionados


Comentários